Capa | Olá! | Zapping | Nas ruas | Grana | Trabalho | Dicas | Defesa do Cidadão | Editorial | Vencer | Show! | Brasil | Mundo | Máquina | Domingo é Show! |
Vigilante espera o benefício há 4 meses
Larissa Quintino
do Agora
O vigilante Ricardo dos Santos, 54 anos, aguarda o pagamento de sua aposentadoria pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) após ganhar o direito na Justiça, mas reclama da demora e da falta de informação para receber o benefício.
Santos afirma que precisou recorrer à Justiça, já que o INSS não reconheceu pelo menos dez anos que tinha de contribuição quando pediu sua aposentadoria, em 2016.
"Trabalhei em empresas terceirizadas. Teve uma que, no meio do caminho, faliu e isso não estava registrado lá. Então eu tive que procurar outras formas", conta.
O vigilante relata que apresentou suas carteiras de trabalho, seus holerites e outros documentos e teve, no dia 21 de setembro, uma sentença favorável na Justiça.
"A juíza condenou o INSS. No dia 7 de novembro determinou que me pagassem em 45 dias. Mas, até agora, não recebi nada. Não veio nenhum tipo de carta de concessão do INSS."
O segurado diz que chegou a ir algumas vezes à APS (Agência da Previdência Social) Xavier de Toledo (região central), que é o posto indicado na sentença.
"Lá não sabem de nada, no 135 também não. Só quero saber quando vão pagar", diz.
Resposta
Em nota, a assessoria de imprensa do INSS disse que o processo de Ricardo dos Santos está na Agência de Demandas Judiciais do órgão para cumprimento da sentença.
Com isso, o benefício deve sair em março.
"O prazo para a implantação da aposentadoria é até o dia 19 de fevereiro. Depois disso, o segurado deve esperar o prazo médio de 20 dias para que a carta de concessão chegue à sua residência."
Enquanto aguarda, o INSS disse que o segurado consegue acompanhar a situação do benefício pelo telefone 135 ou no site inss.gov.br, na aba "Serviços" e "Consulta de situação de benefício".
Índice
20/03/2019
Leitora reclama de esgoto e mau cheiro
19/03/2019
Leitor espera poda de árvore desde 2016
15/03/2019
Caixa faz cobrança indevida, diz cliente
14/03/2019
Vivo faz cobrança indevida, diz cliente
13/03/2019
Cliente questiona a taxa de cancelamento
12/03/2019
Cano da Sabesp está entupido, diz leitor
08/03/2019
Leitor diz que árvore ameaça a sua casa
07/03/2019
Idoso não recebe remédios há três meses
28/02/2019
Prefeitura nega a remoção de árvore
27/02/2019
Paciente espera por cirurgia desde 2018
26/02/2019
Peugeot pede 50 dias para entregar carro
23/02/2019
Hospital está com máquinas quebradas
22/02/2019
Cliente aguarda a troca de aparelho
21/02/2019
Córrego vira esgoto e traz riscos à população
19/02/2019
Cliente questiona valores de conta
16/02/2019
UBS fica sem caneta para medir glicemia
15/02/2019
Mensagens de ofertas acabam com créditos
14/02/2019
Estudante aguarda vaga em escola
12/02/2019
Mãe tenta devolver brinquedo quebrado
Poda de árvore é solicitada desde 2017
09/02/2019
Galhos em poste preocupam moradora
08/02/2019
Erosão na zona sul preocupa moradores
07/02/2019
Cliente tem a linha de celular cancelada
06/02/2019
Aposentada solicita a retirada de árvore
05/02/2019
Net cobra a mais por serviços, diz cliente
01/02/2019
Leitora cobra troca de equipamentos de TV
31/01/2019
Aposentado cobra recapeamento de rua
30/01/2019
Televisão nova tem falha, diz cliente
29/01/2019
Vivo não instala ponto de televisão
25/01/2019
Paciente está sem remédio controlado
23/01/2019
Net não instala, mas cobra por serviços
22/01/2019
Paciente aguarda por procedimento
19/01/2019
Prédio fica sem sinal de internet após troca
18/01/2019
Cliente não consegue vaga para deficiente
17/01/2019
Cliente reclama de cobertura de seguro
16/01/2019
Consumidor quer a troca de micro-ondas
15/01/2019
CPFL não faz ligação de luz, reclama leitor
12/01/2019
Leitores reclamam de espera em hospital
11/01/2019
Loja entrega rack com peças a menos
10/01/2019
Paciente aguarda há 5 meses por exame
09/01/2019
Cliente reclama de atendimento do Itaú
08/01/2019
Leitor diz que falta água em sua casa
05/01/2019
Idosa tenta consulta com especialista
29/12/2018
Leitora reclama de cobrança do Carrefour
27/12/2018
Serviço de internet cai com frequência
26/12/2018
Leitora está com linha de telefone muda
22/12/2018
eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).