Capa | Olá! | Zapping | Nas ruas | Grana | Trabalho | Dicas | Defesa do Cidadão | Editorial | Vencer | Show! | Brasil | Mundo | Máquina | Domingo é Show! |
Aposentada quer revisão de benefício
Leda Antunes
do Agora
A aposentada Alzira Pereira Cordeiro, 64 anos, teve o benefício por idade concedido em maio do ano passado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Ao receber a carta de concessão, a leitora diz que verificou um erro no cálculo do seu benefício: as 20% menores contribuições não foram descartadas da conta da média salarial.
Pela legislação atual, o cálculo da média dos salários é feito com as 80% maiores contribuições desde julho de 1994. Os 20% menores salários recebidos pelo segurado são descartados. Quando isso não acontece por algum erro do INSS, como no caso relatado por Alzira, a média salarial pode ficar menor e, consequentemente, reduzir o valor do benefício concedido.
Depois de verificar o erro, Alzira resolveu pedir, no posto do INSS, a correção de sua aposentadoria. Em julho, ela ligou para o telefone 135 para marcar um atendimento em uma agência, mas só conseguiu agendamento para janeiro deste ano.
Depois de encarar seis meses de espera, a aposentada fez o pedido no início deste ano, mas, até agora, passados mais seis meses, não obteve resposta. "Quando vou ao INSS perguntar o que está acontecendo, me dizem que não tem funcionário para analisar minha revisão", reclama a leitora ao Agora.
Resposta
Revisão não mudou valor do benefício
O INSS, por meio de sua assessoria de imprensa, informa que a aposentadoria da segurada Alzira Pereira Cordeiro foi revisada, mas não houve alteração no valor mensal do benefício. O órgão não deixou claro se, de fato, houve erro no cálculo ou se, após o descarte das contribuições menores, o valor da aposentadoria continuou o mesmo.
Caso não concorde com o resultado do processo de revisão, Alzira pode recorrer da decisão no prazo de 30 dias. Para isso, ela precisará agendar um atendimento em uma agência da Previdência por telefone, pela Central 135, ou pelo site www. previdencia.gov.br.
Índice
20/03/2019
Leitora reclama de esgoto e mau cheiro
19/03/2019
Leitor espera poda de árvore desde 2016
15/03/2019
Caixa faz cobrança indevida, diz cliente
14/03/2019
Vivo faz cobrança indevida, diz cliente
13/03/2019
Cliente questiona a taxa de cancelamento
12/03/2019
Cano da Sabesp está entupido, diz leitor
08/03/2019
Leitor diz que árvore ameaça a sua casa
07/03/2019
Idoso não recebe remédios há três meses
28/02/2019
Prefeitura nega a remoção de árvore
27/02/2019
Paciente espera por cirurgia desde 2018
26/02/2019
Peugeot pede 50 dias para entregar carro
23/02/2019
Hospital está com máquinas quebradas
22/02/2019
Cliente aguarda a troca de aparelho
21/02/2019
Córrego vira esgoto e traz riscos à população
19/02/2019
Cliente questiona valores de conta
16/02/2019
UBS fica sem caneta para medir glicemia
15/02/2019
Mensagens de ofertas acabam com créditos
14/02/2019
Estudante aguarda vaga em escola
12/02/2019
Mãe tenta devolver brinquedo quebrado
Poda de árvore é solicitada desde 2017
09/02/2019
Galhos em poste preocupam moradora
08/02/2019
Erosão na zona sul preocupa moradores
07/02/2019
Cliente tem a linha de celular cancelada
06/02/2019
Aposentada solicita a retirada de árvore
05/02/2019
Net cobra a mais por serviços, diz cliente
01/02/2019
Leitora cobra troca de equipamentos de TV
31/01/2019
Aposentado cobra recapeamento de rua
30/01/2019
Televisão nova tem falha, diz cliente
29/01/2019
Vivo não instala ponto de televisão
25/01/2019
Paciente está sem remédio controlado
23/01/2019
Net não instala, mas cobra por serviços
22/01/2019
Paciente aguarda por procedimento
19/01/2019
Prédio fica sem sinal de internet após troca
18/01/2019
Cliente não consegue vaga para deficiente
17/01/2019
Cliente reclama de cobertura de seguro
16/01/2019
Consumidor quer a troca de micro-ondas
15/01/2019
CPFL não faz ligação de luz, reclama leitor
12/01/2019
Leitores reclamam de espera em hospital
11/01/2019
Loja entrega rack com peças a menos
10/01/2019
Paciente aguarda há 5 meses por exame
09/01/2019
Cliente reclama de atendimento do Itaú
08/01/2019
Leitor diz que falta água em sua casa
05/01/2019
Idosa tenta consulta com especialista
29/12/2018
Leitora reclama de cobrança do Carrefour
27/12/2018
Serviço de internet cai com frequência
26/12/2018
Leitora está com linha de telefone muda
22/12/2018
eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).