Polícia

25/05/2009

'É como na saúde, você paga e tem uma segurança melhor'

Bruno Ribeiro
do Agora

"Existe o serviço público de saúde. Mas, se você quer um serviço de saúde melhor, você paga um convênio e tem atendimento melhor. É a mesma coisa. Tem segurança, tem polícia, mas você pode pagar por uma segurança melhor também.

Assim a presidente da Ação Local Amaral Gurgel, Iara de Araújo Góes, líder da entidade que coordenou a contratação dos vigias, explica a iniciativa. Mas ela admite que nem polícia nem seguranças privados podem tirar sem-teto das ruas ou impedir que se abriguem. "É uma questão social.

Iara diz que, desde que a prefeitura começou com ações para retirar os mendigos da cracolândia (distante alguns quarteirões da Amaral Gurgel), o número de moradores de rua só cresceu na marquise do Minhocão, assim como a criminalidade e o entulho. "Jogavam sofá, entulho e até óleo de cozinha", afirma. Esses foram os motivos para a contratação dos vigias, diz.

Antes da intervenção na cracolândia, afirma ela, os sem-teto só dormiam sob o Minhocão. Agora, com moradores que migraram, até lojas passaram a ser invadidas.

O morador de rua Marcio Rocha, 29 anos, que está agora ao lado do terminal de ônibus Amaral Gurgel, diz que a agressão contra os sem-teto fica na ameaça. Ele não sabe de nenhum colega que tenha sido espancado pelos vigilantes. Rocha diz ainda que a maior parte dos mendigos se espalhou pelo bairro.

Índice

PUBLICIDADE

20/02/2011

Corregedoria arquiva caso de abuso

22/05/2010

PM troca comando da Corregedoria

16/05/2010

Grupo de extermínio é investigado na zona leste

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).