Grana
11/08/2009

Veja a situação dos principais convênios

Luciana Lazarini
do Agora

Antes de contratar um novo plano de saúde, é importante conhecer, de perto, o desempenho da empresa. O ranking das operadoras de planos de saúde, que teve os novos resultados divulgados ontem pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), pode ajudar nessa busca.

No país, 1.480 empresas foram avaliadas na atenção à saúde, estrutura, satisfação do cliente e situação financeira.

Com base nesses dados, o Agora selecionou as principais operadoras do Estado. Foram selecionadas 64 empresas com o maior número de beneficiários, entre cooperativas, medicina de grupo e seguradoras.

No ranking da ANS, foram dadas cinco notas, que variam de zero a um. De todas as empresas avaliadas no país, só 15 tiraram a melhor nota, que vai de 0,8 a 1, segundo a ANS.

No Estado, das 64 operadoras selecionadas pela reportagem, 15 tiveram as duas piores notas (de 0 a 0,39). Apesar de nenhuma das selecionadas ter conseguido a maior nota, 23 conseguiram nota boa, de 0,6 a 0,79, acima da média.

Os consumidores podem consultar o resultado de sua operadora diretamente no site www.ans.gov.br ou no Disque ANS, pelo 0800-7019656.

Para fazer a consulta, é preciso ter o número de registro da operadora (informado na carteirinha do beneficiário) ou o nome da empresa.

No país, metade dos convênios com assistência médico-hospitalar do ranking (49,7%) ficou com as duas piores notas --tirando os só odontológicos.

Apesar disso, 200 empresas com nota alta (de 0,6 a 0,79) atendem 45% dos clientes dos planos desse segmento (17,9 milhões de clientes).

Nos 402 planos odontológicos da pesquisa, mais da metade dos clientes (60%) conta com as melhores notas.

Apesar de existir, até agosto, 1.707 operadoras ativas e com beneficiários, o ranking não traz os resultados de operadoras com menos de um ano ou em regime especial (em crise).

Para a advogada do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) Daniela Trettel, o resultado mostra que os planos, líderes de reclamações no Idec há nove anos, seguem com problemas. "Não basta a ANS divulgar essas notas, também é preciso ter medidas práticas para fazer as operadoras melhorarem", diz.

Outra crítica é que a satisfação dos beneficiários tem peso de só 10% para a nota e que os dados não levam em conta as reclamações dos Procons.

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