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Desapropriação de terreno atrasa ponte estaiada
Folha de S.Paulo
Por falta de uma alça de acesso, o viaduto estaiado do Tatuapé (zona leste) é hoje apenas um imponente monumento à margem da Radial Leste. Concluído em 2010, o viaduto de 122 m de comprimento e 61 m de altura, sobre a avenida Salim Farah Maluf, não tem prazo para ser inaugurado.
Tudo por conta da dificuldade da prefeitura em desapropriar um terreno vizinho à obra, de 3.000 m2, onde será construída a alça no sentido Belenzinho.
A gestão Gilberto Kassab ofereceu cerca de R$ 2 milhões; o proprietário, Nure Saad, concordou com a venda, mas recusou a quantia --ele acha que a área vale mais pelo tamanho, suficiente para um conjunto comercial ou residencial, e localização, ao lado da Radial Leste.
A obra, segundo a prefeitura, está "90% pronta" e será entregue 45 dias depois de o município obter a posse do terreno cuja desapropriação está em debate na Justiça.
A sentença ainda não tem data para sair. Um perito independente nomeado pela Justiça já avaliou o terreno --ele indicará o valor da área e o apresentará ao juiz, que então determinará quanto a prefeitura tem de pagar.
Carlos Gonçalves Júnior, advogado de Saad, disse esperar por uma decisão em 15 dias. A partir daí, a administração pode tomar posse da área e começar as obras da alça.
No terreno, que costumava abrigar o Circo Spacial, ficará a alça de acesso da rua Padre Adelino à Radial Leste.
O viaduto estaiado integra o complexo viário Padre Adelino, que inclui ainda outro novo viaduto e a ampliação de mais um (Pires do Rio).
A obra melhorará, segundo a prefeitura, o trânsito da região e permitirá ligação entre Belenzinho e Tatuapé sem passar pela Radial. É a "porta de entrada da zona leste", disse Kassab em 2010.
Até agora, só há problemas, a começar pelo atraso: o complexo viário deveria ter ficado pronto no segundo semestre de 2008, um ano e meio após o início do serviço.
O custo subiu 80%, de R$ 63,5 milhões em 2007, para R$ 114 milhões em 2011.
Com a diferença, paga à empreiteira Construbase, seria possível construir 11 escolas de ensino fundamental.
Elefante branco
A demora fez a população local batizar a viaduto de "elefante branco".
"É um investimento muito alto, mais estético do que para melhorar o trânsito", afirma Fábio Nunes, 23 anos, vendedor de uma loja de colchões ao lado do viaduto.
Antonio Sampaio Teixeira, superintendente da distrital Tatuapé da Associação Comercial de São Paulo, vê benefícios, como a revitalização urbana da rua Padre Adelino e a facilidade de entrada e saída do bairro, hoje dependente da Radial.
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