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Inspeção passa a reprovar veículo barulhento
Folha de S.Paulo
Os motoristas começaram a enfrentar nesta semana mudanças na inspeção veicular em São Paulo que devem interferir diretamente nos resultados das vistorias de 2011.
A primeira é a análise de ruído do motor como critério para reprovar. A avaliação já vinha sendo realizada, mas apenas neste ano passou a ser suficiente para barrar os veículos que se submetem ao teste. O limite de ruído fixado pela legislação varia dependendo do carro. Serão usados os dados de barulho fornecidos pelo fabricante.
Na ausência deles, a tolerância será extraída de uma tabela cujos valores variam entre 92 e 103 decibéis --semelhante ao ruído emitido por um cortador de grama.
Estimativas da Controlar, que faz a inspeção, indicam que menos de 2% da frota inspecionada é barulhenta.
Mas essa proporção é suficiente para barrar mais de 60 mil veículos --equivalente à frota inteira de um município como Belford Roxo (RJ), com mais de 500 mil habitantes.
Marcha lenta
Uma segunda novidade é a mudança no tempo de medição de poluentes em marcha lenta. O objetivo é atenuar distorções --incluindo as que atingiam alguns modelos de seminovos reprovados em seguidos testes.
Antes, a captação dos gases era feita num tempo de 30 segundos programado pelo equipamento. O problema é que esse período não era suficiente para estabilizar a medição em parte dos veículos.
Agora, houve uma reprogramação do aparelho para permitir um prazo adicional de até mais 30 segundos.
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