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Com frota menor, lotações espremem usuários
Bruno Ribeiro
do Agora
As lotações da capital têm justificado o nome. De tão cheias, é difícil embarcar em alguns dos micro-ônibus da SPTrans (empresa da prefeitura que cuida do transporte público) na periferia. A frota está 8% menor do que há três anos (perdeu quase 500 veículos), mas há 6 milhões de passageiros transportados a mais do que em 2006.
Esse quadro provoca, diariamente, cenas que colocam os usuários em situações pouco dignas. Os passageiros têm de esperar por dois ou às vezes três micro-ônibus para embarcar. A opção é dar o bilhete único para o cobrador, pedir para outro passageiro girar a catraca e entrar por trás dos veículos, onde a disputa por espaço é menos pior.
Não que a briga seja apenas para entrar nos veículos. A capacidade deles, em geral, é de 33 pessoas, menos da metade do que um ônibus comum. Com corredor mais estreito, o passageiro corre o risco de não descer onde quer, porque não consegue se movimentar dentro do coletivo.
Todo o transporte público da capital - lotações e ônibus comuns - funciona com menos veículos do que há três anos, conforme o Agora publicou em maio. A justificativa da gestão Gilberto Kassab (DEM) para o quadro é que não houve queda de assentos, porque os ônibus antigos foram substituídos por veículos maiores, articulados ou biarticulados. Mas a maior parte da redução de veículos foi nas lotações - que entram em ruas onde os ônibus não cabem.
Mais gastos
Apesar de contar com quase 500 ônibus a menos, a prefeitura tem gasto mais verba para manter essa frota rodando. Era perto de R$ 100 milhões em maio de 2006. Em maio último, foram R$ 180 milhões. Parte desse custo extra é explicado pelo congelamento da tarifa. Em novembro de 2006, a passagem passou de R$ 2 para os atuais R$ 2,30. Manter a tarifa congelada até o fim do ano foi uma promessa do prefeito Kassab.
Especialistas dizem que os micro-ônibus são uma saída interessante para o transporte público. Eles vão aonde ônibus maiores têm dificuldade. Mas é preciso colocar cada veículo no lugar adequado.
"Há espaço para todos os tipos de ônibus. Os biarticulados, nos corredores e em avenidas com grande demanda concentrada; ônibus de menor porte, em locais de difícil acesso ou aonde não se dirigem ônibus grandes. Cabe à administração pública locar o equipamento certo para atender, com a mesma qualidade, a população", diz o professor de engenharia de trânsito Heitor Kawano, da FEI.
O promotor público Saad Mazloum, da Promotoria do Patrimônio Público e Social do Ministério Público Estadual, resume em apenas uma a causa da lotação do transporte público. "Excesso de gente, intervalos grandes, tudo
se resume à falta de ônibus."
O promotor mantém um blog (www.onibus.blog.br) para colher denúncias sobre o transporte municipal. O material é usado em um inquérito que apura eventuais falhas no serviço.
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