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Fernão Dias tem asfalto com tinta que escorrega
Folha de S. Paulo
A concessionária OHL, responsável pela administrações das rodovias como Fernão Dias e Régis Bittencourt, tem adotado um tipo de pintura no asfalto que desrespeita as normas técnicas e potencializa os riscos de acidente.
Desde que assumiu, há pouco mais de um ano, as estradas concedidas pelo governo federal, a empresa usa uma tinta preta para camuflar a sinalização antiga do pavimento --em vez de removê-la, como seria o correto.
Os veículos, assim, passam em alta velocidade sobre uma superfície lisa (porque a tinta retira a rugosidade do asfalto) e pouco perceptível durante a noite (porque ela é escura) em diversos trechos rodoviários.
Especialistas afirmam que, em decorrência da baixa aderência e da baixa visibilidade do material, a tinta compromete principalmente a estabilidade das motocicletas.
Na Fernão Dias, próximo da divisa entre Minas Gerais e São Paulo, dois motociclistas que se acidentaram em dezembro registraram a ocorrência atribuindo a queda à faixa escorregadia e preta pintada no asfalto.
"Eu caí de repente, em plena reta. Só não me machuquei tanto porque consegui pular da moto", diz Luiz Artur Cane, 51 anos, usuário da estrada, conduzindo motos há mais de 30 anos.
"Com chuva ou à noite, é impossível ver a tinta no chão. Em cima dela, qualquer movimento pode ser fatal", afirma Fábio Rocha de Souza, 33 anos, industrial cuja Suzuki teve perda total.
Nos últimos seis meses, a média foi de dois acidentes com motos por dia na Fernão Dias, uma das estradas que cobram pedágio (meia tarifa) de motos.
A pintura adotada pela OHL fere as recomendações da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O problema não está na tinta, mas na finalidade com que é usada.
O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) também diz que a prática da concessionária não é autorizada pelas regras de sinalização e que, além de afetar a aderência, tem como "agravante" a possibilidade de confundir os condutores.
A ANTT (agência responsável por fiscalizar concessões federais) não se manifestou.
Pelas normas técnicas, a sinalização do asfalto pode ser removida usando métodos diversos, como fresagem (retirando camada do pavimento).
Às vezes esses procedimentos são ignorados, segundo os técnicos, porque é mais barato improvisar a tinta da cor do asfalto sobre a pintura antiga.
O manual do DER-SP (Departamento de Estradas de Rodagem, responsável por rodovias estaduais) é enfático ao reprovar a prática: "a sinalização horizontal a ser apagada, provisória ou definitiva, não deve, em qualquer circunstância, ser coberta com tinta preta".
A pintura da cor do pavimento é admitida apenas em vias locais ou onde não haja circulação de veículos sobre a demarcação recoberta.
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