Polícia

06/02/2011

Contra a violência, Botucatu filma ruas

Folha de S.Paulo

BOTUCATU-- Um grupo de jovens se reúne na praça em frente à igreja, liga o som do carro e fica até de madrugada bebendo e conversando. A cena deixava as autoridades de Botucatu (238 km de SP) em alerta para possíveis crimes. Nessas reuniões, quase sempre havia venda e consumo de drogas.

A farra dos traficantes só acabou depois que, sem alardear, a prefeitura instalou câmeras nas principais vias. Em um ano, mais de dez traficantes foram presos. As prisões diminuíram o já baixo índice de homicídios.

"O homicídio é um crime difícil de se prevenir. Ele pode acontecer por causa de uma discussão passional ou até em uma cobrança de dívida. Se evitarmos outros crimes, podemos diminuir esses índices", disse o delegado e secretário de Segurança Pública da cidade, Adjair de Campos.

Conforme ranking feito pela reportagem, com base em dados do governo estadual, Botucatu foi a cidade com a menor taxa de homicídios por 100 mil habitantes em 2010 (em 2009, foi a terceira).

Com 1,57, a taxa é inferior à do Estado, que é de 10,48-- nível considerado epidêmico pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Esse índice já foi de 20,53 no ano de 2002. O levantamento avaliou os 75 municípios paulistas com mais de 100 mil habitantes.

Com um policial para cada 1.027 habitantes (a cidade tem 127.370), houve também em Botucatu a tentativa dos órgãos de segurança de se mostrarem mais presentes. Desde o ano passado é comum ver o helicóptero da PM de Sorocaba (99 km de SP) pousar em frente à catedral. O equipamento é emprestado, mas chama a atenção.

Índice

PUBLICIDADE

20/02/2011

Corregedoria arquiva caso de abuso

22/05/2010

PM troca comando da Corregedoria

16/05/2010

Grupo de extermínio é investigado na zona leste

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).