Polícia

28/08/2010

Policial finge ser candidato em favela para prender bandidos

Folha de S.Paulo

Cosme da Vila sempre ostentou no seu carro de som santinhos, bandeiras e nas camisetas de cabos eleitorais a sigla do seu partido, o PLM, e seu número de candidato a deputado estadual, o 70.171.

Apesar de o seu número já dizer muito, ninguém nunca desconfiou quando Cosme da Vila e seus aliados escolheram a favela de Heliópolis, uma das maiores do país, para montar sua base política. No Código Penal, o artigo 171 fala sobre o crime de estelionato. Nas ruas, o numero 171 é sinônimo de "falsário".

Ao escurecer ontem em Heliópolis, zona sul de São Paulo, Cosme da Vila pôs fim na sua atividade política. Armado e cercado de cabos eleitorais, tão falsos quanto ele, Cosme da Vila revelou quem era: um policial infiltrado para prender suspeitos de traficar drogas na favela de Heliópolis.

Durante cerca de 60 dias, policiais civis do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos) usaram o falso político para enganar o sistema de vigilância dos traficantes de Heliópolis e mapear pontos de tráfico e pessoas ligadas ao esquema.

Santinhos

Para não chamar a atenção, Cosme da Vila e seus cabos eleitorais distribuíram santinhos aos moradores, pediram votos e também fizeram uma tonelada de promessas.

A opção em usar um falso político para acessar pontos críticos de Heliópolis foi, segundo o delegado Gonçalves, o fato de que os traficantes têm um forte esquema de comunicação para alertá-los sobre a presença de estranhos. Eles utilizam, inclusive, um sistema de câmeras de monitoramento.

Até a conclusão desta edição, 25 pessoas haviam sido presas sob a suspeita de fazer parte do tráfico de drogas em Heliópolis.

Um dos presos, segundo o delegado responsável pela operação, Osvaldo Nico Gonçalves, é tido como chefe do tráfico na favela. Ao ser surpreendido pelos policiais do Garra, ele tinha três identidades diferentes, que agora são investigadas pela polícia.

Índice

PUBLICIDADE

20/02/2011

Corregedoria arquiva caso de abuso

22/05/2010

PM troca comando da Corregedoria

16/05/2010

Grupo de extermínio é investigado na zona leste

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).