Polícia

31/03/2009

Governo silencia sobre morte de preso

Renato Santiago, Bruno Ribeiro e Aline Mazzo
do Agora

A SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) não forneceu detalhes sobre as investigações do assassinato do detento Luiz Fernando dos Santos, morto por colegas de cadeia com uma vassoura e uma corda improvisada em 14 de abril do ano passado. A morte de Santos foi filmada e exibida anteontem no "Fantástico", da TV Globo.

Questionada pelo Agora sobre possíveis falhas no esquema de segurança do presídio de segurança máxima P2 de Presidente Venceslau (611 km de SP), onde o crime ocorreu, a secretaria nada respondeu. Segundo a reportagem do "Fantástico", entre o momento em que a pessoa que filmava o crime alertou os agentes e o momento em que eles entraram, passaram-se sete minutos. A reportagem questionou qual seria o tempo ideal para a invasão, mas também não obteve resposta.

A SAP também disse pouco sobre a investigação. Quase um ano depois do crime, mesmo questionada, a pasta informou apenas que o preso considerado responsável pelo crime foi transferido para uma penitenciária mais rígida. A nota da pasta também não cita punição a Ivonaldo Xavier Adelino, preso que, segundo a reportagem, seria o mandante do assassinato.

As imagens do banho de sol do dia 14 de abril de 2008 mostram um dos presidiários pegando uma corda na trave do gol instalado no pátio da cadeia. Em seguida, a vítima foi arrastada por um grupo até a porta do banheiro. No local, foi cercada e morta com golpes de vassoura.

A reportagem da TV Globo disse que o crime ocorreu por desentendimento entre os presos. A secretaria também não confirmou.

Souza foi confinado no Regime Disciplinar Diferenciado por 360 dias. Deve sair de lá nesta semana. A SAP disse que foi aberto um inquérito e um processo sobre o caso.

O Agora não conseguiu ontem falar com os presos nem localizar seus advogados.

O presidente do sindicato dos agentes penitenciários, João Rinaldo Machado, disse que eles estão expostos ao mesmo tipo de violência.

Índice

PUBLICIDADE

20/02/2011

Corregedoria arquiva caso de abuso

22/05/2010

PM troca comando da Corregedoria

16/05/2010

Grupo de extermínio é investigado na zona leste

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).