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Abuso dos bancos
do Agora
Pesquisa realizada pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) revelou que os bancos brasileiros, em geral, não tratam bem seus clientes.
Os pesquisadores abriram contas em nove dessas instituições e fizeram algumas movimentações financeiras na tentativa de descobrir se a legislação estava sendo seguida à risca.
A maior parte dos bancos descumpriu normas importantes. Por exemplo, aquela que proíbe a cobrança de tarifas sem prévia autorização do cliente.
A exigência de apresentação espontânea do chamado "custo efetivo total" também foi desrespeitada por quase todos.
Essa medida exige que os bancos forneçam aos clientes não apenas a taxa de juros, na hora de contratar empréstimos, mas também tarifas, tributos, seguros e outras despesas que serão cobradas do correntista. O objetivo é tornar mais fácil a comparação dos custos de cada instituição.
Os bancos Real e Santander --que se fundiram depois de iniciada a pesquisa-- tiveram a pior avaliação. Bradesco, Caixa Econômica e Itaú figuram entre os que mais respeitam os clientes.
Os bancos estão entre as empresas que mais faturam no país. Ganham rios de dinheiro. Não precisam ludibriar correntistas para manter altos níveis de rentabilidade.
Já passa da hora de fazerem o mínimo que deles se espera, que é cumprir a lei e respeitar os direitos do consumidor.
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