Vencer
30/10/2017

Movido pelo prazer

Alinne Fanelli
do Agora

A recuperação do São Paulo no Brasileirão se deve muito a Hernanes. Na sua segunda passagem no Tricolor, o meia soma oito gols em 15 jogos, além de três assistências, sendo duas contra o Santos.

Em entrevista ao Agora, o Profeta revela que está se sentindo muito bem e feliz. Quando chegou, em julho, ele tinha dores na parte posterior das duas coxas. Hoje, elas sumiram e ele desfruta de um ótimo momento na carreira. "Eu estou começando a sentir prazer no futebol agora. Sempre fiz muita força para poder jogar em alto nível. Há três maneiras de você encarar seu trabalho: com amadorismo, com profissionalismo e com paixão. Neste momento, sou apaixonado", ressalta.

A menos de oito meses para a Copa do Mundo da Rússia, Hernanes espera chamar a atenção do técnico Tite e ganhar uma oportunidade.

"Tenho só dois objetivos agora: terminar esse Brasileiro bem, em dezembro, e tentar até o último momento uma vaga para a Copa. Acredito que uns 13, 14 jogadores já estão garantidos, se correr tudo bem. O resto, ainda não", comenta.

Agora - O São Paulo precisava mais do Hernanes ou o Hernanes precisava mais do São Paulo?
Hernanes - Acho que as duas coisas. Desde julho de 2016, quando eu me apresentei na Juventus para a pré-temporada, eu sentia dores na parte de trás das duas pernas. Fui para a China e aquela dor me incomodava muito. Eu pensei: "Será que é a idade já?" (risos). Cheguei aqui, fizeram uns testes e disseram que eu estava com um deficit de força. Fiz alguns exercícios específicos e a dor desapareceu. Eles souberam identificar e corrigir a disfunção. Então, eu precisava do São Paulo também.

Agora - Imaginava que teria números tão bons já? São oito gols em 15 jogos...
Hernanes - Não imaginava. Eu não coloquei nenhum objetivo de fazer tantos gols, aconteceu naturalmente devido a eu realmente estar consciente das minhas qualidades e aproveitando da melhor forma possível. A China foi importante porque eu pensei: "Só me faltam mais uns cinco, sete anos, se tudo der certo, para continuar jogando. Daqui para frente, quero aproveitar aquilo que de melhor eu sei fazer". Não vou ser radical e dizer que não jogo, mas vou fazer de tudo e deixar claro para o treinador que minha posição é aquela, onde eu rendo melhor. E minha qualidade maior é finalização, chutar para o gol, fazer jogadas ofensivas. Vou, daqui para frente, utilizar isso aqui.

Agora - Seu contrato de empréstimo termina em julho. Ainda está cedo, mas você quer continuar no Tricolor?
Hernanes - Tenho só dois objetivos agora: terminar esse Brasileiro bem, em dezembro, com a consciência de que colocamos o São Paulo em uma situação de estabilidade, longe desse caos que a gente passou, e tentar até o último momento uma vaga para a Copa do Mundo. Depois eu repenso a minha vida. Mas meus objetivos são bem claros. O que vier será consequência do que estou fazendo aqui no momento.

Agora - Você disse que queria voltar a jogar em alto nível. Já se sente assim?
Hernanes - O mais importante é manter o nível de atuação, porque a minha função é dar suporte ao ataque, com passes, finalizações e assistências. Mas, ao mesmo tempo, ajudar na fase de construção das jogadas, na organização, e não é simples. Requer muita concentração, energia. Eu olho as estatísticas e tenho errado pouco, isso está sendo legal. Não tenho tomado dribles, estou muito concentrado. Se conseguir manter essa consistência, a tendência é melhorar a cada jogo, vão aparecendo coisas novas.

Agora - A torcida já sonha com uma parceria entre Hernanes e Kaká no ano que vem. O que você acha disso?
Hernanes - Seria possível, se ele viesse seria muito bacana. Jogamos poucas vezes, só na seleção jogamos juntos, uma, duas vezes. Ele é um grande jogador, uma grande pessoa, um grande profissional. Seria um prazer e muito bom para nós, para o grupo e para o torcedor.

Agora - Você disse que tem mais cinco a sete anos em atividade. O Kaká, três anos mais velho que você, disse que não tem mais tanto prazer em jogar. E você?
Hernanes - Para mim é o contrário. Estou começando a sentir prazer no futebol agora. Sempre fiz muita força para ser o jogador que eu queria, fazer aquilo que eu acreditava. Sempre foi com muita labuta, muito trabalho, muito sofrimento. Hoje, não. Descobri o que eu preciso fazer, o que não posso fazer. Hoje começo realmente a sentir muito prazer em jogar futebol, não é só profissão.

PROFETA TOMA GOSTO E COMEÇA A PRODUZIR VINHO

Hernanes comprou uma casa na Itália para produzir vinhos há algum tempo. O local fica na região de Piemonte, uma das mais importantes do país no segmento. "Antes de ir para lá, eu nunca tinha tomado um gole de vinho. Comecei a gostar e fui aprendendo mais. Quando vi aquela região, com paisagens espetaculares, decidi comprar a casa", conta.

A Ca'del Profeta já é comercializada no Brasil. "Tem em alguns restaurantes, estamos colocando aos pouquinhos. A produção é terceirizada. Tenho uma pessoa que cuida para mim."

Cheio de manias, o camisa 15 carrega uma que foi aprendida na China. "Como fruta antes da refeição, e não como sobremesa. Eu me acostumei com isso, porque depois tomo café", diz.

No último sábado, o Tricolor ganhou do Santos com uma ótima atuação, a melhor sob o comando de Dorival Júnior. Coincidentemente, o clube tem jogado melhor contra adversários da parte de cima da tabela.

"Quando você tem um estímulo de um jogo importante, é muito mais fácil. Porque você sabe, tem responsabilidade, tem o peso, não pode errar. Tem aquela tensão que te ajuda. Às vezes, quando o jogo parece que não tem perigo, aí é o problema. É quando você tem de amadurecer e saber que são esses os jogos mais importantes, que você tem de estar muito atento, senão não vai conseguir se concentrar", explica.

LEIA MAIS
Hernanes brilha no clássico com suas duas assistências
Levir Culpi é demitido após derrota para o rival
Fifa ignora a conquista da Copa Rio, pelo Palmeiras

Índice

PUBLICIDADE

20/03/2019

Tite testa a equipe com Militão e Telles

Média do Santos no jogo de hoje é de 22,9 anos

Timão precisa bater o Ituano pela ponta de seu grupo

Palmeiras busca primeiro posto na classificação geral

Tricolor busca a vaga para evitar novo vexame

19/03/2019

Verdão tem problemas na zaga contra a Ponte

Peixe atrasa os salários dos atletas e incomoda Sampaoli

Alex Telles também esperava a Itália

Tricolor fica órfão em rodada decisiva

Fagner vai voltar a jogar pela seleção brasileira

17/03/2019

Em busca de um matador, Peixe analisa o mercado

Felipão deve improvisar para montar a defesa

Timão ajuda e Tricolor fica a uma vitória da classificação

Timão vai encarar a Ferroviária nas quartas de final

16/03/2019

Apenas 15% das jogadoras são registradas

Corinthians recebe o Oeste e só precisa de um empate

Verdão leva vaga

Gustagol ainda é dúvida para a partida contra o Oeste

Pablo diz estar pronto para ajudar o time a superar fase ruim

Tricolor e Verdão fazem clássico

Santos perde para o Novorizontino por 1 a 0

15/03/2019

Jadson iguala marca de gols de Liedson

Cuca está em sintonia com a rotina no Tricolor

Marcos Rocha afirma que 'não pode dar asas a cobra'

Peixe joga hoje em busca da vantagem

14/03/2019

Timão vence o Ceará por 3 a 1

Barcelona despacha o Lyon

Vanderlei se diz fominha e quer jogar

Tricolor tem o desafio de mudar retrospecto recente no Pacaembu

Deyverson recebe uma nova oportunidade no Palmeiras

13/03/2019

Defesa versátil vira arma do Tricolor para chegar ao gol

Na Vila Belmiro, lendas do Peixe dão adeus a Coutinho

Timão busca um bom resultado fora de casa

Morre Eurico Miranda, o mais polêmico cartola do Brasil

Verdão goleia o Melgar e segue líder

12/03/2019

Início de Mancini é pior que o de Jardine neste Paulista

Boselli ganha sequência como titular para deslanchar

Trio palmeirense com melhor pontaria deve pegar o Melgar

Coutinho morre aos 75 anos

11/03/2019

Feliz com evolução do time, Carille corneta calendário

Timão e Peixe só ficam no empate

10/03/2019

Tricolor empata com a Ferroviária no Pacaembu

Palmeiras vacila e fica só no 1 a 1 com o Mirassol

09/03/2019

Corinthians lutará contra o Santos para se manter 100%

Peixe deve iniciar quartas sem gringos

Vitória em Mirassol dará a vaga antecipada ao Palmeiras

Tricolor tenta emplacar a segunda vitória

08/03/2019

Verdão tem melhor média em 30 anos

Peixe garante a vaga com goleada

Sem Gustagol, Carille aposta em Boselli contra o Santos

Mais notícias: 1 2 3 4 5 Próximo

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).