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Orçamento 2019 prevê menos grana para metrô e trens
Luciano Cavenagui
do Agora
O governador eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), deverá receber um Orçamento menor para o Metrô e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) em 2019.
Projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa pela gestão Márcio França (PSB) prevê redução de 9,86% nos recursos para o Metrô e de 8,8% para a CPTM, na comparação com o Orçamento aprovado deste ano.
Os dois sistemas transportam em média, por dia útil, 7 milhões de passageiros.
Para o Metrô, os recursos, que cobrem apenas investimentos, cairão de R$ 2,28 bilhões em 2018 (valor aprovado na Assembleia), para R$ 2,05 bilhões.
O custeio diário das operações do Metrô, incluindo manutenção e pagamento de funcionários, é coberto pela arrecadação com a tarifa.
Em 2017, o montante arrecadado nas passagens foi de R$ 1,85 bilhão. O Metrô não disse qual o valor previsto para os bilhetes em 2019.
A empresa argumenta que em 2019 não haverá tantos investimentos em obras. Neste ano, foram inauguradas nove estações, seis na linha 5-lilás e três na linha 4-amarela.
No ano que vem, não há previsão de inauguração de novas estações e uma das principais obras de expansão, a da linha 6-laranja, que ligará a Brasilândia (zona norte) ao centro, está parada.
Resposta
A Secretaria de Transportes Metropolitanos, da gestão Márcio França (PSB), afirmou por meio de nota, sobre a redução do Orçamento do Metrô, que "a necessidade de investimento é cada vez menor com a melhoria do sistema e também com a aquisição e implantação de novos equipamentos".
A pasta disse que os valores investidos pelo Metrô na operação e modernização de suas linhas "respeitam uma dotação orçamentária do estado e seguem um planejamento anual".
"Os recursos são aplicados de acordo com as etapas de execução dos serviços ou entrega de linhas, estações e trens", disse, na nota.
Afirmou ainda que o Metrô investe na manutenção preventiva, cujos gastos são empregados com recursos próprios, sem depender do Orçamento.
Acrescentou que o número de falhas notáveis é proporcional ao número de viagens realizadas e crescimento da malha.
Segundo a pasta, nos últimos dois anos, os casos têm relação com adaptação de um novo sistema na linha 5-lilás.
O Metrô diz que não se pode relacionar as falhas ao Orçamento, uma vez que elas se referem à manutenção, coberta pela arrecadação com passagens.
A respeito da CPTM, a secretaria disse que as previsões seguem um cronograma de investimentos. A gestão afirmou também que o número de falhas "vem caindo gradativamente nos últimos anos".
Segundo a pasta, em 2017, houve, de janeiro a setembro, 18 ocorrências notáveis. Neste ano, foram 12 casos no mesmo período.
- Leia esta reportagem completa na edição impressa do Agora, nesta quarta, 31 de outubro, nas bancas
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