Nas ruas
07/08/2017

Mau atendimento lidera reclamações contra polícias

William Cardoso
do Agora

A Ouvidoria das Polícias de São Paulo recebeu no primeiro semestre deste ano 2.765 denúncias por parte da população.

Uma em cada quatro queixas (671 no total) diz respeito à forma como o cidadão foi atendido por policiais militares ou civis, as duas corporações sob responsabilidade do governo Geraldo Alckmin (PSDB).

Os dados fazem parte do relatório semestral da Ouvidoria (veja quadro ao lado). Entre as queixas feitas em relação apenas à PM, má qualidade de atendimento e solicitação de policiamento correspondem a 4 em cada 10 reclamações (842).

Na Polícia Civil, responde a 1 em cada 3 denúncias. Entre as falhas estão, por exemplo, demora para atender a pessoa e tratar mal o cidadão.

Para o ouvidor das Polícias, Julio Cesar Fernandes Neves, a falta de policiais tem colaborado para que esse seja um problema notado pela população. "A falta de elemento humano faz com que o atendimento não seja adequado. Essa queixa tivemos do presidente do sindicato dos escrivães, que reclamou da falta de policiais. É preciso uma readequação", afirma. "A população ligando e denunciando, a gente apresenta essa deficiência", diz.

Resposta
A Secretaria da Segurança Pública, da gestão Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou por meio de nota que as Corregedorias da PM e da Polícia Civil estão à disposição da população para formalizar queixas sobre condutas de policiais. "Em todos os casos, os órgãos instauram procedimento investigatório disciplinar", disse.

O governo afirmou ainda que trabalha para reforçar e equipar as polícias paulistas, tanto que contratou 31.281 agentes desde 2011. "Além deles, 1.895 novos profissionais estão em formação e serão distribuídos para todo o Estado após a conclusão do curso da Acadepol.

A PM disse que atende as ocorrências de perturbação quando acionada e solicita ao responsável que o volume do som seja diminuído. "Caso o pedido não seja atendido, é necessário que quem fez a denúncia se prontifique a acompanhar a polícia para registrar o caso na delegacia. Em casos de barulho vindos de estabelecimentos comerciais, a reclamação também pode ser feita à administração municipal", disse.

Sobre as mortes cometidas por PMs, a secretaria disse que desenvolve ações para reduzir o índice e que todos os casos são "rigorosamente apurados".

  • Leia esta reportagem completa na edição impressa do Agora nesta segunda, 7 de agosto, nas bancas

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