Nas ruas
11/07/2017

Licitação dos semáforos não prevê modernização da rede

Folha de S.Paulo

Após mais de seis meses de funcionamento precário dos semáforos em São Paulo, com suspensão de reparos e uso de cones para atenuar os efeitos do apagão da rede, a gestão João Doria (PSDB) deve anunciar nesta semana as empresas vencedoras de uma licitação de R$ 41 milhões, aberta em junho, para a manutenção dos quase 6.400 equipamentos.

O alívio para a segurança e a fluidez do trânsito, porém, será restrito, já que os contratos deixarão de lado boa parte das falhas do sistema.

Os serviços que a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) decidiu contratar não incluem ações preventivas, modernização de faróis ou ajustes para a plena operação dos "aparelhos inteligentes" (que operam conforme a demanda de carros).

Resposta

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), vinculada à gestão João Doria (PSDB), afirma que a prioridade neste momento é contratar as empresas que retomem os serviços.

A companhia afirma que, após retomar a normalidade no sistema de sinalização, uma nova licitação deverá "modernizar todos os semáforos da capital".

Com essa modernização, a CET prevê ampliar o monitoramento desses semáforos.

"Essa nova licitação irá mudar toda a tecnologia existente hoje", promete a CET.

A companhia, no entanto, não estabeleceu metas ou prazos para essa transformação.

Segundo a gestão, este novo edital possibilitará, por exemplo, a troca dos detectores de veículos, dispositivo vinculado aos semáforos inteligentes.

Sobre a prioridade escolhida para o conserto de falhas em botoeiras, a gestão diz que, nesta ocorrência, o sinal permanece funcionando e o tempo de travessia segue garantido.

A companhia diz estar organizando edital para um "novo modelo de travessia de pedestre".

  • Leia esta reportagem completa na edição impressa do Agora, nas bancas nesta terça, 11 de julho, nas bancas

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