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Novo governador terá de repensar modelo de ensino
Léo Arcoverde
do Agora SP
Repensar o ensino que é oferecido pelas escolas estaduais e adotar um modelo pedagógico que torne a sala de aula um ambiente agradável para o aluno.
Na avaliação de especialistas em educação ouvidos pelo Agora, essas devem ser as prioridades, a partir de 2015, de quem vencer a disputa pelo Palácio dos Bandeirantes.
Segundo eles, a adoção do novo modelo passa necessariamente pela eliminação de velhos problemas, como a falta de professores e as consequentes aulas vagas.
Para os especialistas, isso só será alcançado por meio da valorização do professor, com salários mais altos e melhoria das condições de trabalho.
Para Silvia Colello, professora da Faculdade de Educação da USP, a fuga dos bons professores do ensino público "traz consequências dramáticas no processo de aprendizado".
Na avaliação dos especialistas, formar melhor o professor requer parcerias entre escolas e universidades.
- Leia esta reportagem completa na edição impressa do Agora nesta segunda-feira, 8 de setembro, nas bancas
Resposta
A Secretaria de Estado da Educação disse em nota que promove, desde 2011, uma política salarial inédita, que totaliza neste ano em 45% de aumento para os professores, incluindo os aposentados. Segundo a secretaria, hoje, o salário inicial de um professor, por 40 aulas semanais, é de R$ 2.415,89, pode chegar a R$ 6.838,13 e está 42% acima do piso nacional. De acordo com a pasta, 93% deles dão aula em uma única escola.
A secretaria diz contar hoje com uma rede de 437 escolas de tempo integral, com jornadas de oito horas e meia no ensino fundamental e de nove horas e meia no ensino médio, que atendeu 112 mil alunos. Segundo a secretaria, essas escolas contam com salas temáticas e professores que atuam em regime de dedicação exclusiva, com gratificação de 75% sobre o salário.
A secretaria disse que o Estado já cumpriu a meta de alfabetizar crianças aos sete anos de idade (um ano a menos do que a meta estipulada para todo o Brasil, de oito anos). Segundo a pasta, os mais de 4 milhões de alunos da rede estadual são constantemente avaliados por meio de boletins escolares bimestrais, que os pais têm acesso também pela internet, e diferentes modalidades de recuperação. Com isso, segundo a pasta, a tendência é que São Paulo obtenha melhores índices em avaliações de desempenho escolar.
A secretaria disse que não há falta de professores nas escolas citadas pela reportagem. Em todas unidades, os quadros de docentes "estão completos, em todas as disciplinas". "O que pode haver é a ausência de professor por um dia ou curto período de dias motivada, por exemplo, por doença, licença ou abono." A pasta informou que a diretoria de ensino Norte irá enviar supervisores às escolas para avaliar os relatos sobre falta de professor.
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