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Veja como escolher o melhor plano de saúde
Luciana Lazarini
do Agora
Contratar o melhor plano de saúde não é uma tarefa simples. Para não se arrepender depois, o consumidor deve procurar as opções mais adequadas de acordo com o seu perfil de utilização e, também, com o seu bolso.
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Antes de correr pelo preço mais baixo e pela oferta mais vantajosa dos corretores, é preciso saber que tipo de plano o cliente precisa. A recomendação dos especialistas é, primeiro, escolher uma operadora de qualidade. Só depois, deve-se definir o convênio que cabe no orçamento.
Nessa etapa, os consumidores podem consultar as opções de convênios no Guia de Planos de Saúde, disponível no site www.ans.gov.br. É importante verificar a cobertura assistencial, as mensalidades, as opções de reembolso e de coparticipação (quando a operadora não paga tudo).
Um casal jovem, por exemplo, pode querer um plano de saúde que ofereça obstetrícia, mas, nesse caso, a cobertura nacional pode não ser prioridade. "O cliente também deve verificar o histórico de doenças na família e avaliar o atendimento nessa área", diz Maria Inês Dolci, da Pro Teste.
Para o consultor Pedro Fazio, é importante não se iludir para não comprar mais do que o necessário. "Uma pessoa que mora em Itaquera (zona leste) e contrata um convênio com o hospital Albert Einstein pode acabar não usando porque fica longe.
Para avaliar a qualidade do atendimento, os clientes também devem pesquisar se os clientes encontram dificuldades para solicitar exames, consultas e outros procedimentos. Nesse caso, o melhor caminho é conversar com usuários do convênio e com profissionais que o consumidor já conhece.
Segundo o consultor Pedro Fazio, quanto mais jovem o cliente contratar o plano, melhores as condições que ele pode conseguir. Também é importante não esperar o fim do contrato atual para procurar um novo convênio.
Para a técnica do Procon-SP Renata Molina, comparar preços é importante, mas é preciso ver qual a distribuição dos reajustes por faixa etária. "O que está barato hoje pode ficar mais caro amanhã", diz.
Para chamar a atenção dos consumidores para a importância de ler os contratos, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) lançou a campanha "Leia seu Contrato". Segundo o secretário executivo da ANS, Alfredo Scaff, o cliente deve conhecer de perto --e aprovar-- os hospitais, médicos e laboratórios oferecidos pelo plano de saúde antes de assinar o contrato. "Muitas vezes, o consumidor reclama que queria atendimento com um médico ou hospital que não está no convênio. É preciso ter certeza do que o cliente está assinando", diz Scaff.
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