Capa | Olá! | Zapping | Nas ruas | Grana | Trabalho | Dicas | Defesa do Cidadão | Editorial | Vencer | Show! | Brasil | Mundo | Máquina | Domingo é Show! |
Motoboy tenta ter auxílio desde maio
Luciana Lazarini
do Agora
O motoboy Eduardo da Costa Silva, 45 anos, de Itapevi (Grande SP), foi diagnosticado com doença renal crônica em fevereiro deste ano, mas ainda não conseguiu o auxílio-doença do INSS, pedido na agência de Cotia (Grande SP).
Ele conta que, após se afastar do trabalho, passou pela perícia no dia 21 de maio, mas o benefício foi negado. "Disse ao médico que sou hipertenso desde 2000 ou 2002, mas o INSS pode ter se confundido e colocado que a doença renal começou nessa época, quando eu não estava registrado", afirma.
O segurado voltou à agência para buscar ajuda e tentar esclarecer a confusão. Porém, foi informado de que não poderia falar com o médico e teria de agendar um recurso. Ele esperou novamente para apresentar o recurso e o funcionário informou que teria de aguardar de seis a sete meses pela resposta. "O INSS disse que ia enviar uma carta, mas ela não chegou até hoje."
Cansado, ele foi à Justiça em setembro, mas no Juizado Especial Federal de Barueri encontrou nova espera: a perícia foi marcada para 10 de dezembro. Costa faz hemodiálise e tem restrições que o impedem de trabalhar.
Resposta
O INSS informou, por meio de sua assessoria de imprensa em SP, que o auxílio-doença previdenciário foi concedido no dia 28 de setembro. Segundo o órgão, o início do benefício é o dia 18 de março de 2018. O INSS afirmou que o segurado receberá carta, neste mês, com dados do benefício, banco e data de pagamento. O auxílio-doença valerá até 31 de março de 2019.
O TRF-3 (Tribunal Regional Federal) informou que o tempo para marcar perícias depende das peculiaridades de cada juizado. O órgão confirmou que, no Juizado de Barueri, processos distribuídos agora estão sendo marcados para dezembro.
Índice
20/03/2019
Leitora reclama de esgoto e mau cheiro
19/03/2019
Leitor espera poda de árvore desde 2016
15/03/2019
Caixa faz cobrança indevida, diz cliente
14/03/2019
Vivo faz cobrança indevida, diz cliente
13/03/2019
Cliente questiona a taxa de cancelamento
12/03/2019
Cano da Sabesp está entupido, diz leitor
08/03/2019
Leitor diz que árvore ameaça a sua casa
07/03/2019
Idoso não recebe remédios há três meses
28/02/2019
Prefeitura nega a remoção de árvore
27/02/2019
Paciente espera por cirurgia desde 2018
26/02/2019
Peugeot pede 50 dias para entregar carro
23/02/2019
Hospital está com máquinas quebradas
22/02/2019
Cliente aguarda a troca de aparelho
21/02/2019
Córrego vira esgoto e traz riscos à população
19/02/2019
Cliente questiona valores de conta
16/02/2019
UBS fica sem caneta para medir glicemia
15/02/2019
Mensagens de ofertas acabam com créditos
14/02/2019
Estudante aguarda vaga em escola
12/02/2019
Mãe tenta devolver brinquedo quebrado
Poda de árvore é solicitada desde 2017
09/02/2019
Galhos em poste preocupam moradora
08/02/2019
Erosão na zona sul preocupa moradores
07/02/2019
Cliente tem a linha de celular cancelada
06/02/2019
Aposentada solicita a retirada de árvore
05/02/2019
Net cobra a mais por serviços, diz cliente
01/02/2019
Leitora cobra troca de equipamentos de TV
31/01/2019
Aposentado cobra recapeamento de rua
30/01/2019
Televisão nova tem falha, diz cliente
29/01/2019
Vivo não instala ponto de televisão
25/01/2019
Paciente está sem remédio controlado
23/01/2019
Net não instala, mas cobra por serviços
22/01/2019
Paciente aguarda por procedimento
19/01/2019
Prédio fica sem sinal de internet após troca
18/01/2019
Cliente não consegue vaga para deficiente
17/01/2019
Cliente reclama de cobertura de seguro
16/01/2019
Consumidor quer a troca de micro-ondas
15/01/2019
CPFL não faz ligação de luz, reclama leitor
12/01/2019
Leitores reclamam de espera em hospital
11/01/2019
Loja entrega rack com peças a menos
10/01/2019
Paciente aguarda há 5 meses por exame
09/01/2019
Cliente reclama de atendimento do Itaú
08/01/2019
Leitor diz que falta água em sua casa
05/01/2019
Idosa tenta consulta com especialista
29/12/2018
Leitora reclama de cobrança do Carrefour
27/12/2018
Serviço de internet cai com frequência
26/12/2018
Leitora está com linha de telefone muda
22/12/2018
eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).