Defesa do Cidadão
02/09/2018

Segurado espera benefício há 6 meses

Cristiane Gercina
do Agora

O operador de máquinas José Carlos Pereira chegou aos 65 anos no dia 4 de março deste ano. No dia 5, ligou para a Central 135 e agendou o pedido de aposentadoria. Desde então, espera uma resposta do INSS, o que ainda não ocorreu.

Segundo sua mulher, Rosa Vieira Silva Teles, 54, antes de fazer a solicitação, ela e o marido imprimiram uma cópia do Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais) na qual consta que o operador de máquinas tem 28 anos de contribuições.

Com essa idade e esse tempo de contribuição, Pereira atende todos os requisitos para se aposentar por idade, benefício que foi solicitado ao INSS. Hoje, os homens podem pedir esse benefício aos 65 anos e as mulheres, aos 60. São exigidos 15 anos de contribuição.

Rosa conta que o pedido foi feito na agência da República, na região central da capital, embora ela e o marido morem em Guarulhos, pois queriam uma data mais próxima. Foram ao posto no dia marcado –15 de maio– e a previsão era que o resultado saísse em 29 de junho. "A única coisa que sabemos é que está em análise.

Pereira, que sempre teve emprego formal, está desempregado desde 2017.

Resposta

Em nota, a assessoria de imprensa do INSS em São Paulo respondeu que a aposentadoria do segurado José Carlos Pereira foi concedida anteontem, dia 31 de agosto.

A nota do instituto diz ainda que o benefício terá data de pagamento retroativa a 5 de março deste ano, quando foi feito o agendamento do pedido. Com isso, o segurado receberá os atrasados pela espera de seis meses.

A assessoria informa também que "o INSS enviará correspondência ao senhor José com as informações sobre o benefício e banco pagador", mas também é possível obter essas informações em www.inss.gov.br.

Índice

PUBLICIDADE

20/03/2019

Leitora reclama de esgoto e mau cheiro

19/03/2019

Leitor espera poda de árvore desde 2016

15/03/2019

Caixa faz cobrança indevida, diz cliente

14/03/2019

Vivo faz cobrança indevida, diz cliente

13/03/2019

Cliente questiona a taxa de cancelamento

12/03/2019

Cano da Sabesp está entupido, diz leitor

08/03/2019

Leitor diz que árvore ameaça a sua casa

07/03/2019

Idoso não recebe remédios há três meses

28/02/2019

Prefeitura nega a remoção de árvore

27/02/2019

Paciente espera por cirurgia desde 2018

26/02/2019

Peugeot pede 50 dias para entregar carro

23/02/2019

Hospital está com máquinas quebradas

22/02/2019

Cliente aguarda a troca de aparelho

21/02/2019

Córrego vira esgoto e traz riscos à população

19/02/2019

Cliente questiona valores de conta

16/02/2019

UBS fica sem caneta para medir glicemia

15/02/2019

Mensagens de ofertas acabam com créditos

14/02/2019

Estudante aguarda vaga em escola

12/02/2019

Mãe tenta devolver brinquedo quebrado

Poda de árvore é solicitada desde 2017

09/02/2019

Galhos em poste preocupam moradora

08/02/2019

Erosão na zona sul preocupa moradores

07/02/2019

Cliente tem a linha de celular cancelada

06/02/2019

Aposentada solicita a retirada de árvore

05/02/2019

Net cobra a mais por serviços, diz cliente

01/02/2019

Leitora cobra troca de equipamentos de TV

31/01/2019

Aposentado cobra recapeamento de rua

30/01/2019

Televisão nova tem falha, diz cliente

29/01/2019

Vivo não instala ponto de televisão

25/01/2019

Paciente está sem remédio controlado

23/01/2019

Net não instala, mas cobra por serviços

22/01/2019

Paciente aguarda por procedimento

19/01/2019

Prédio fica sem sinal de internet após troca

18/01/2019

Cliente não consegue vaga para deficiente

17/01/2019

Cliente reclama de cobertura de seguro

16/01/2019

Consumidor quer a troca de micro-ondas

15/01/2019

CPFL não faz ligação de luz, reclama leitor

12/01/2019

Leitores reclamam de espera em hospital

11/01/2019

Loja entrega rack com peças a menos

10/01/2019

Paciente aguarda há 5 meses por exame

09/01/2019

Cliente reclama de atendimento do Itaú

08/01/2019

Leitor diz que falta água em sua casa

05/01/2019

Idosa tenta consulta com especialista

29/12/2018

Cliente quer devolver compra

Leitora reclama de cobrança do Carrefour

27/12/2018

Conexão falha diariamente

Serviço de internet cai com frequência

26/12/2018

Idosa aguarda alimentação

Leitora está com linha de telefone muda

22/12/2018

Água está mais cara, diz leitora

Mais notícias: 1 2 3 4 5 Próximo

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).