Defesa do Cidadão
01/07/2018

Segurado aguarda resposta desde maio

Fernanda Brigatti
do Agora

O segurado José Xavier dos Santos, 55 anos, recebeu auxílio-doença durante 14 anos. Após o fim do benefício, voltou a contribuir com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), na expectativa de conseguir se aposentar. Em novembro do ano passado, ele agendou o requerimento do benefício e, em maio, foi até a APS (Agência da Previdência Social) apresentar seus documentos, como carteiras e contratos de trabalho.

Até hoje, afirma Santos, não houve qualquer resposta ao pedido. "Eu trabalhei em umas seis empresas diferentes, nas áreas de fundição, e como auxiliar mecânico. Eu nem sei se eu tenho o tempo mínimo de contribuição porque o INSS não responde", explica o segurado, que está desempregado.

A preocupação dele é que o instituto não reconheça todos os seus períodos de contribuição e os anos em afastamento, quando recebia o auxílio-doença. "Se isso acontecer, eu ainda vou ter que recorrer, e vai demorar ainda mais para a aposentadoria sair. Isso é um absurdo", afirma. Santos explica ainda que, ao fazer o pedido, foi informado que o INSS não estaria aceitando o tempo especial, o que atrasaria ainda mais sua aposentadoria.

Resposta

O INSS informou, por meio de nota de sua assessoria de imprensa em São Paulo, que o pedido do segurado José Xavier dos Santos foi indeferido porque ele não completou o tempo mínimo de contribuição para a aposentadoria, que é de 35 anos, para os homens.

O instituto diz que "as atividades descritas no perfil profissiográfico profissional e nos laudos técnicos não foram consideradas como especiais pela perícia médica do INSS".

O órgão reconhece apenas 34 anos e dois meses de pagamentos. Ele poderá recorrer à Junta de Recursos do INSS em até 30 dias, contados da data em que receber a carta.

Índice

PUBLICIDADE

20/03/2019

Leitora reclama de esgoto e mau cheiro

19/03/2019

Leitor espera poda de árvore desde 2016

15/03/2019

Caixa faz cobrança indevida, diz cliente

14/03/2019

Vivo faz cobrança indevida, diz cliente

13/03/2019

Cliente questiona a taxa de cancelamento

12/03/2019

Cano da Sabesp está entupido, diz leitor

08/03/2019

Leitor diz que árvore ameaça a sua casa

07/03/2019

Idoso não recebe remédios há três meses

28/02/2019

Prefeitura nega a remoção de árvore

27/02/2019

Paciente espera por cirurgia desde 2018

26/02/2019

Peugeot pede 50 dias para entregar carro

23/02/2019

Hospital está com máquinas quebradas

22/02/2019

Cliente aguarda a troca de aparelho

21/02/2019

Córrego vira esgoto e traz riscos à população

19/02/2019

Cliente questiona valores de conta

16/02/2019

UBS fica sem caneta para medir glicemia

15/02/2019

Mensagens de ofertas acabam com créditos

14/02/2019

Estudante aguarda vaga em escola

12/02/2019

Mãe tenta devolver brinquedo quebrado

Poda de árvore é solicitada desde 2017

09/02/2019

Galhos em poste preocupam moradora

08/02/2019

Erosão na zona sul preocupa moradores

07/02/2019

Cliente tem a linha de celular cancelada

06/02/2019

Aposentada solicita a retirada de árvore

05/02/2019

Net cobra a mais por serviços, diz cliente

01/02/2019

Leitora cobra troca de equipamentos de TV

31/01/2019

Aposentado cobra recapeamento de rua

30/01/2019

Televisão nova tem falha, diz cliente

29/01/2019

Vivo não instala ponto de televisão

25/01/2019

Paciente está sem remédio controlado

23/01/2019

Net não instala, mas cobra por serviços

22/01/2019

Paciente aguarda por procedimento

19/01/2019

Prédio fica sem sinal de internet após troca

18/01/2019

Cliente não consegue vaga para deficiente

17/01/2019

Cliente reclama de cobertura de seguro

16/01/2019

Consumidor quer a troca de micro-ondas

15/01/2019

CPFL não faz ligação de luz, reclama leitor

12/01/2019

Leitores reclamam de espera em hospital

11/01/2019

Loja entrega rack com peças a menos

10/01/2019

Paciente aguarda há 5 meses por exame

09/01/2019

Cliente reclama de atendimento do Itaú

08/01/2019

Leitor diz que falta água em sua casa

05/01/2019

Idosa tenta consulta com especialista

29/12/2018

Cliente quer devolver compra

Leitora reclama de cobrança do Carrefour

27/12/2018

Conexão falha diariamente

Serviço de internet cai com frequência

26/12/2018

Idosa aguarda alimentação

Leitora está com linha de telefone muda

22/12/2018

Água está mais cara, diz leitora

Mais notícias: 1 2 3 4 5 Próximo

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).