Defesa do Cidadão
24/06/2018

Segurado espera benefício há 7 anos

Fernanda Brigatti
do Agora

O autônomo José Ferreira da Silva, 61 anos, deu entrada no pedido de aposentadoria pela primeira vez em 2011, mas o benefício não saiu até hoje.

A principal dificuldade enfrentada pelo segurado é comprovar o direito ao tempo especial. Ele relata que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) não reconhece as informações que estão no PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) e, por isso, considera que ele ainda não tem o tempo mínimo de contribuição. O PPP é o formulário que detalha os agentes nocivos, os níveis e a frequência a que o segurado ficava exposto.

Desde 2004, ele é o principal documento para o tempo especial.

Após a negativa do INSS, a saída, afirma, foi buscar ajuda profissional. "Procurei um advogado e ele teve que recorrer três vezes porque sempre perdia. Agora, ele me disse que está tudo certo e que a minha aposentadoria finalmente saiu, mas eu ainda não recebi nada", explica Silva.

O segurado relata ainda que a decisão a favor da concessão de seu benefício já completou dois meses e nada mudou. "Isso é um absurdo, eu já estou há sete anos esperando para me aposentar e eles ainda não me mandaram a carta", diz.

Resposta

O INSS informou, por meio de nota da assessoria de imprensa em São Paulo, que não localizou a ação judicial que o segurado menciona, mas há um recurso administrativo protocolado por ele contestando o indeferimento de sua aposentadoria.

"Esse recurso foi julgado e o Conselho de Recursos reconheceu o direito do senhor José de receber uma aposentadoria por tempo de contribuição proporcional", disse o instituto. Segundo o INSS, o benefício do segurado será calculado desde 23 de setembro de 2013.

Ele receberá uma carta com informações do benefício em aproximadamente 20 dias.

Índice

PUBLICIDADE

20/03/2019

Leitora reclama de esgoto e mau cheiro

19/03/2019

Leitor espera poda de árvore desde 2016

15/03/2019

Caixa faz cobrança indevida, diz cliente

14/03/2019

Vivo faz cobrança indevida, diz cliente

13/03/2019

Cliente questiona a taxa de cancelamento

12/03/2019

Cano da Sabesp está entupido, diz leitor

08/03/2019

Leitor diz que árvore ameaça a sua casa

07/03/2019

Idoso não recebe remédios há três meses

28/02/2019

Prefeitura nega a remoção de árvore

27/02/2019

Paciente espera por cirurgia desde 2018

26/02/2019

Peugeot pede 50 dias para entregar carro

23/02/2019

Hospital está com máquinas quebradas

22/02/2019

Cliente aguarda a troca de aparelho

21/02/2019

Córrego vira esgoto e traz riscos à população

19/02/2019

Cliente questiona valores de conta

16/02/2019

UBS fica sem caneta para medir glicemia

15/02/2019

Mensagens de ofertas acabam com créditos

14/02/2019

Estudante aguarda vaga em escola

12/02/2019

Mãe tenta devolver brinquedo quebrado

Poda de árvore é solicitada desde 2017

09/02/2019

Galhos em poste preocupam moradora

08/02/2019

Erosão na zona sul preocupa moradores

07/02/2019

Cliente tem a linha de celular cancelada

06/02/2019

Aposentada solicita a retirada de árvore

05/02/2019

Net cobra a mais por serviços, diz cliente

01/02/2019

Leitora cobra troca de equipamentos de TV

31/01/2019

Aposentado cobra recapeamento de rua

30/01/2019

Televisão nova tem falha, diz cliente

29/01/2019

Vivo não instala ponto de televisão

25/01/2019

Paciente está sem remédio controlado

23/01/2019

Net não instala, mas cobra por serviços

22/01/2019

Paciente aguarda por procedimento

19/01/2019

Prédio fica sem sinal de internet após troca

18/01/2019

Cliente não consegue vaga para deficiente

17/01/2019

Cliente reclama de cobertura de seguro

16/01/2019

Consumidor quer a troca de micro-ondas

15/01/2019

CPFL não faz ligação de luz, reclama leitor

12/01/2019

Leitores reclamam de espera em hospital

11/01/2019

Loja entrega rack com peças a menos

10/01/2019

Paciente aguarda há 5 meses por exame

09/01/2019

Cliente reclama de atendimento do Itaú

08/01/2019

Leitor diz que falta água em sua casa

05/01/2019

Idosa tenta consulta com especialista

29/12/2018

Cliente quer devolver compra

Leitora reclama de cobrança do Carrefour

27/12/2018

Conexão falha diariamente

Serviço de internet cai com frequência

26/12/2018

Idosa aguarda alimentação

Leitora está com linha de telefone muda

22/12/2018

Água está mais cara, diz leitora

Mais notícias: 1 2 3 4 5 Próximo

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).