Capa | Olá! | Zapping | Nas ruas | Grana | Trabalho | Dicas | Defesa do Cidadão | Editorial | Vencer | Show! | Brasil | Mundo | Máquina | Domingo é Show! |
Segurado espera benefício há 7 anos
Fernanda Brigatti
do Agora
O autônomo José Ferreira da Silva, 61 anos, deu entrada no pedido de aposentadoria pela primeira vez em 2011, mas o benefício não saiu até hoje.
A principal dificuldade enfrentada pelo segurado é comprovar o direito ao tempo especial. Ele relata que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) não reconhece as informações que estão no PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) e, por isso, considera que ele ainda não tem o tempo mínimo de contribuição. O PPP é o formulário que detalha os agentes nocivos, os níveis e a frequência a que o segurado ficava exposto.
Desde 2004, ele é o principal documento para o tempo especial.
Após a negativa do INSS, a saída, afirma, foi buscar ajuda profissional. "Procurei um advogado e ele teve que recorrer três vezes porque sempre perdia. Agora, ele me disse que está tudo certo e que a minha aposentadoria finalmente saiu, mas eu ainda não recebi nada", explica Silva.
O segurado relata ainda que a decisão a favor da concessão de seu benefício já completou dois meses e nada mudou. "Isso é um absurdo, eu já estou há sete anos esperando para me aposentar e eles ainda não me mandaram a carta", diz.
Resposta
O INSS informou, por meio de nota da assessoria de imprensa em São Paulo, que não localizou a ação judicial que o segurado menciona, mas há um recurso administrativo protocolado por ele contestando o indeferimento de sua aposentadoria.
"Esse recurso foi julgado e o Conselho de Recursos reconheceu o direito do senhor José de receber uma aposentadoria por tempo de contribuição proporcional", disse o instituto. Segundo o INSS, o benefício do segurado será calculado desde 23 de setembro de 2013.
Ele receberá uma carta com informações do benefício em aproximadamente 20 dias.
Índice
20/03/2019
Leitora reclama de esgoto e mau cheiro
19/03/2019
Leitor espera poda de árvore desde 2016
15/03/2019
Caixa faz cobrança indevida, diz cliente
14/03/2019
Vivo faz cobrança indevida, diz cliente
13/03/2019
Cliente questiona a taxa de cancelamento
12/03/2019
Cano da Sabesp está entupido, diz leitor
08/03/2019
Leitor diz que árvore ameaça a sua casa
07/03/2019
Idoso não recebe remédios há três meses
28/02/2019
Prefeitura nega a remoção de árvore
27/02/2019
Paciente espera por cirurgia desde 2018
26/02/2019
Peugeot pede 50 dias para entregar carro
23/02/2019
Hospital está com máquinas quebradas
22/02/2019
Cliente aguarda a troca de aparelho
21/02/2019
Córrego vira esgoto e traz riscos à população
19/02/2019
Cliente questiona valores de conta
16/02/2019
UBS fica sem caneta para medir glicemia
15/02/2019
Mensagens de ofertas acabam com créditos
14/02/2019
Estudante aguarda vaga em escola
12/02/2019
Mãe tenta devolver brinquedo quebrado
Poda de árvore é solicitada desde 2017
09/02/2019
Galhos em poste preocupam moradora
08/02/2019
Erosão na zona sul preocupa moradores
07/02/2019
Cliente tem a linha de celular cancelada
06/02/2019
Aposentada solicita a retirada de árvore
05/02/2019
Net cobra a mais por serviços, diz cliente
01/02/2019
Leitora cobra troca de equipamentos de TV
31/01/2019
Aposentado cobra recapeamento de rua
30/01/2019
Televisão nova tem falha, diz cliente
29/01/2019
Vivo não instala ponto de televisão
25/01/2019
Paciente está sem remédio controlado
23/01/2019
Net não instala, mas cobra por serviços
22/01/2019
Paciente aguarda por procedimento
19/01/2019
Prédio fica sem sinal de internet após troca
18/01/2019
Cliente não consegue vaga para deficiente
17/01/2019
Cliente reclama de cobertura de seguro
16/01/2019
Consumidor quer a troca de micro-ondas
15/01/2019
CPFL não faz ligação de luz, reclama leitor
12/01/2019
Leitores reclamam de espera em hospital
11/01/2019
Loja entrega rack com peças a menos
10/01/2019
Paciente aguarda há 5 meses por exame
09/01/2019
Cliente reclama de atendimento do Itaú
08/01/2019
Leitor diz que falta água em sua casa
05/01/2019
Idosa tenta consulta com especialista
29/12/2018
Leitora reclama de cobrança do Carrefour
27/12/2018
Serviço de internet cai com frequência
26/12/2018
Leitora está com linha de telefone muda
22/12/2018
eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).