Capa | Olá! | Zapping | Nas ruas | Grana | Trabalho | Dicas | Defesa do Cidadão | Editorial | Vencer | Show! | Brasil | Mundo | Máquina | Domingo é Show! |
Segurado quer de volta a aposentadoria
Fernanda Brigatti
do Agora
O prestador de serviços João Ferreira Filho, 72 anos, começou a receber a aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em 1996 e, dois anos depois, entrou com uma ação judicial para obrigar o órgão a incluir no cálculo os períodos em que trabalhou como metalúrgico, pelos quais ele teria direito ao tempo especial.
Em 2014, relata, ganhou a ação. "Uns 15 dias depois, o INSS recorreu alegando que uma empresa não pagou minhas contribuições por um ano e dois meses", conta Ferreira Filho.
O processo terminou com a derrota do segurado, que acabou tendo a aposentadoria cortada e ainda está sofrendo uma cobrança de R$ 241 mil do INSS, que quer a devolução do que pagou a ele nos últimos anos. "Essa empresa deixou várias pessoas na mão, mas eu não tenho culpa. Trabalhei mais de 35 anos e agora cortaram minha aposentadoria alegando que eu recebi a mais", afirma.
Segundo o segurado, ele já foi várias vezes à APS (Agência da Previdência Social) em Diadema (Grande SP), mas não consegue solucionar o corte de sua aposentadoria. Ele acredita que não poderia ser prejudicado pelo fato de a empresa não ter recolhido contribuições.
Resposta
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) informou, por meio de nota enviada por sua assessoria de imprensa em São Paulo, que a aposentadoria por tempo de contribuição do segurado João Ferreira Filho foi cortada por determinação judicial.
O órgão afirmou também que o segurado ainda tem uma ação judicial contra o instituto, "contestando a cessação do seu benefício, que tramita no Tribunal Regional Federal da 3ª Região".
Portanto, João Ferreira Filho pode conseguir mais detalhes do andamento desse processo com o advogado contratado para representá-lo na ação contra o INSS.
Índice
20/03/2019
Leitora reclama de esgoto e mau cheiro
19/03/2019
Leitor espera poda de árvore desde 2016
15/03/2019
Caixa faz cobrança indevida, diz cliente
14/03/2019
Vivo faz cobrança indevida, diz cliente
13/03/2019
Cliente questiona a taxa de cancelamento
12/03/2019
Cano da Sabesp está entupido, diz leitor
08/03/2019
Leitor diz que árvore ameaça a sua casa
07/03/2019
Idoso não recebe remédios há três meses
28/02/2019
Prefeitura nega a remoção de árvore
27/02/2019
Paciente espera por cirurgia desde 2018
26/02/2019
Peugeot pede 50 dias para entregar carro
23/02/2019
Hospital está com máquinas quebradas
22/02/2019
Cliente aguarda a troca de aparelho
21/02/2019
Córrego vira esgoto e traz riscos à população
19/02/2019
Cliente questiona valores de conta
16/02/2019
UBS fica sem caneta para medir glicemia
15/02/2019
Mensagens de ofertas acabam com créditos
14/02/2019
Estudante aguarda vaga em escola
12/02/2019
Mãe tenta devolver brinquedo quebrado
Poda de árvore é solicitada desde 2017
09/02/2019
Galhos em poste preocupam moradora
08/02/2019
Erosão na zona sul preocupa moradores
07/02/2019
Cliente tem a linha de celular cancelada
06/02/2019
Aposentada solicita a retirada de árvore
05/02/2019
Net cobra a mais por serviços, diz cliente
01/02/2019
Leitora cobra troca de equipamentos de TV
31/01/2019
Aposentado cobra recapeamento de rua
30/01/2019
Televisão nova tem falha, diz cliente
29/01/2019
Vivo não instala ponto de televisão
25/01/2019
Paciente está sem remédio controlado
23/01/2019
Net não instala, mas cobra por serviços
22/01/2019
Paciente aguarda por procedimento
19/01/2019
Prédio fica sem sinal de internet após troca
18/01/2019
Cliente não consegue vaga para deficiente
17/01/2019
Cliente reclama de cobertura de seguro
16/01/2019
Consumidor quer a troca de micro-ondas
15/01/2019
CPFL não faz ligação de luz, reclama leitor
12/01/2019
Leitores reclamam de espera em hospital
11/01/2019
Loja entrega rack com peças a menos
10/01/2019
Paciente aguarda há 5 meses por exame
09/01/2019
Cliente reclama de atendimento do Itaú
08/01/2019
Leitor diz que falta água em sua casa
05/01/2019
Idosa tenta consulta com especialista
29/12/2018
Leitora reclama de cobrança do Carrefour
27/12/2018
Serviço de internet cai com frequência
26/12/2018
Leitora está com linha de telefone muda
22/12/2018
eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).