Capa | Olá! | Zapping | Nas ruas | Grana | Trabalho | Dicas | Defesa do Cidadão | Editorial | Vencer | Show! | Brasil | Mundo | Máquina | Domingo é Show! |
Aposentado cobra a grana da revisão
Fernanda Brigatti
do Agora
O aposentado por tempo de contribuição Antonio Cordeira da Silva, 54 anos, precisou recorrer à Junta de Recursos da Previdência Social para conseguir uma correção no valor de seu benefício.
Silvia explica que pediu a aposentadoria em 2016, mas o valor foi muito baixo, por causa do uso do fator previdenciário no cálculo. "Lá no INSS mesmo me disseram que, se eu esperasse mais um ano, teria a aposentadoria sem o fator", conta o segurado. Ele esperou, como foi recomendado, e pediu a aposentadoria mais uma vez. "Dei entrada, esperei mais de seis meses e o perito negou o tempo especial", diz.
A solução, afirma, foi buscar a Junta de Recursos.
Lá, o direito à contagem do tempo especial foi reconhecido. Com isso, diz Cordeiro, ele garantirá a aposentadoria por tempo de contribuição com o fator 85/95, regra que dá o benefício sem o desconto do fator.
Segundo consulta feita pelo segurado, o processo de sua aposentadoria foi devolvido à APS (Agência da Previdência Social) Santo Amaro (zona sul da capital), no início do mês de maio. "Quando eu pergunto, eles me dizem que não tem ninguém para me atender e fazer os cálculos", afirma o segurado.
Resposta
O INSS informou, por meio de nota da assessoria de imprensa em São Paulo, que o pedido do segurado foi atendimento no dia 29 deste mês, com data de pagamento retroativa a 10 de novembro de 2016.
"Em aproximadamente 20 dias, o senhor Antônio receberá em sua residência carta com as informações do benefício, banco e data de pagamento", diz a nota do instituto.
O INSS afirma também que o segurado pode pegar a carta de concessão de seu benefício no site do www.inss.gov.br, na página "Meu INSS".
Para fazer o acesso, ele terá de se cadastrar e criar uma senha.
Índice
20/03/2019
Leitora reclama de esgoto e mau cheiro
19/03/2019
Leitor espera poda de árvore desde 2016
15/03/2019
Caixa faz cobrança indevida, diz cliente
14/03/2019
Vivo faz cobrança indevida, diz cliente
13/03/2019
Cliente questiona a taxa de cancelamento
12/03/2019
Cano da Sabesp está entupido, diz leitor
08/03/2019
Leitor diz que árvore ameaça a sua casa
07/03/2019
Idoso não recebe remédios há três meses
28/02/2019
Prefeitura nega a remoção de árvore
27/02/2019
Paciente espera por cirurgia desde 2018
26/02/2019
Peugeot pede 50 dias para entregar carro
23/02/2019
Hospital está com máquinas quebradas
22/02/2019
Cliente aguarda a troca de aparelho
21/02/2019
Córrego vira esgoto e traz riscos à população
19/02/2019
Cliente questiona valores de conta
16/02/2019
UBS fica sem caneta para medir glicemia
15/02/2019
Mensagens de ofertas acabam com créditos
14/02/2019
Estudante aguarda vaga em escola
12/02/2019
Mãe tenta devolver brinquedo quebrado
Poda de árvore é solicitada desde 2017
09/02/2019
Galhos em poste preocupam moradora
08/02/2019
Erosão na zona sul preocupa moradores
07/02/2019
Cliente tem a linha de celular cancelada
06/02/2019
Aposentada solicita a retirada de árvore
05/02/2019
Net cobra a mais por serviços, diz cliente
01/02/2019
Leitora cobra troca de equipamentos de TV
31/01/2019
Aposentado cobra recapeamento de rua
30/01/2019
Televisão nova tem falha, diz cliente
29/01/2019
Vivo não instala ponto de televisão
25/01/2019
Paciente está sem remédio controlado
23/01/2019
Net não instala, mas cobra por serviços
22/01/2019
Paciente aguarda por procedimento
19/01/2019
Prédio fica sem sinal de internet após troca
18/01/2019
Cliente não consegue vaga para deficiente
17/01/2019
Cliente reclama de cobertura de seguro
16/01/2019
Consumidor quer a troca de micro-ondas
15/01/2019
CPFL não faz ligação de luz, reclama leitor
12/01/2019
Leitores reclamam de espera em hospital
11/01/2019
Loja entrega rack com peças a menos
10/01/2019
Paciente aguarda há 5 meses por exame
09/01/2019
Cliente reclama de atendimento do Itaú
08/01/2019
Leitor diz que falta água em sua casa
05/01/2019
Idosa tenta consulta com especialista
29/12/2018
Leitora reclama de cobrança do Carrefour
27/12/2018
Serviço de internet cai com frequência
26/12/2018
Leitora está com linha de telefone muda
22/12/2018
eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).