Defesa do Cidadão
03/06/2018

Aposentado cobra a grana da revisão

Fernanda Brigatti
do Agora

O aposentado por tempo de contribuição Antonio Cordeira da Silva, 54 anos, precisou recorrer à Junta de Recursos da Previdência Social para conseguir uma correção no valor de seu benefício.

Silvia explica que pediu a aposentadoria em 2016, mas o valor foi muito baixo, por causa do uso do fator previdenciário no cálculo. "Lá no INSS mesmo me disseram que, se eu esperasse mais um ano, teria a aposentadoria sem o fator", conta o segurado. Ele esperou, como foi recomendado, e pediu a aposentadoria mais uma vez. "Dei entrada, esperei mais de seis meses e o perito negou o tempo especial", diz.

A solução, afirma, foi buscar a Junta de Recursos.

Lá, o direito à contagem do tempo especial foi reconhecido. Com isso, diz Cordeiro, ele garantirá a aposentadoria por tempo de contribuição com o fator 85/95, regra que dá o benefício sem o desconto do fator.

Segundo consulta feita pelo segurado, o processo de sua aposentadoria foi devolvido à APS (Agência da Previdência Social) Santo Amaro (zona sul da capital), no início do mês de maio. "Quando eu pergunto, eles me dizem que não tem ninguém para me atender e fazer os cálculos", afirma o segurado.

Resposta

O INSS informou, por meio de nota da assessoria de imprensa em São Paulo, que o pedido do segurado foi atendimento no dia 29 deste mês, com data de pagamento retroativa a 10 de novembro de 2016.

"Em aproximadamente 20 dias, o senhor Antônio receberá em sua residência carta com as informações do benefício, banco e data de pagamento", diz a nota do instituto.

O INSS afirma também que o segurado pode pegar a carta de concessão de seu benefício no site do www.inss.gov.br, na página "Meu INSS".

Para fazer o acesso, ele terá de se cadastrar e criar uma senha.

Índice

PUBLICIDADE

20/03/2019

Leitora reclama de esgoto e mau cheiro

19/03/2019

Leitor espera poda de árvore desde 2016

15/03/2019

Caixa faz cobrança indevida, diz cliente

14/03/2019

Vivo faz cobrança indevida, diz cliente

13/03/2019

Cliente questiona a taxa de cancelamento

12/03/2019

Cano da Sabesp está entupido, diz leitor

08/03/2019

Leitor diz que árvore ameaça a sua casa

07/03/2019

Idoso não recebe remédios há três meses

28/02/2019

Prefeitura nega a remoção de árvore

27/02/2019

Paciente espera por cirurgia desde 2018

26/02/2019

Peugeot pede 50 dias para entregar carro

23/02/2019

Hospital está com máquinas quebradas

22/02/2019

Cliente aguarda a troca de aparelho

21/02/2019

Córrego vira esgoto e traz riscos à população

19/02/2019

Cliente questiona valores de conta

16/02/2019

UBS fica sem caneta para medir glicemia

15/02/2019

Mensagens de ofertas acabam com créditos

14/02/2019

Estudante aguarda vaga em escola

12/02/2019

Mãe tenta devolver brinquedo quebrado

Poda de árvore é solicitada desde 2017

09/02/2019

Galhos em poste preocupam moradora

08/02/2019

Erosão na zona sul preocupa moradores

07/02/2019

Cliente tem a linha de celular cancelada

06/02/2019

Aposentada solicita a retirada de árvore

05/02/2019

Net cobra a mais por serviços, diz cliente

01/02/2019

Leitora cobra troca de equipamentos de TV

31/01/2019

Aposentado cobra recapeamento de rua

30/01/2019

Televisão nova tem falha, diz cliente

29/01/2019

Vivo não instala ponto de televisão

25/01/2019

Paciente está sem remédio controlado

23/01/2019

Net não instala, mas cobra por serviços

22/01/2019

Paciente aguarda por procedimento

19/01/2019

Prédio fica sem sinal de internet após troca

18/01/2019

Cliente não consegue vaga para deficiente

17/01/2019

Cliente reclama de cobertura de seguro

16/01/2019

Consumidor quer a troca de micro-ondas

15/01/2019

CPFL não faz ligação de luz, reclama leitor

12/01/2019

Leitores reclamam de espera em hospital

11/01/2019

Loja entrega rack com peças a menos

10/01/2019

Paciente aguarda há 5 meses por exame

09/01/2019

Cliente reclama de atendimento do Itaú

08/01/2019

Leitor diz que falta água em sua casa

05/01/2019

Idosa tenta consulta com especialista

29/12/2018

Cliente quer devolver compra

Leitora reclama de cobrança do Carrefour

27/12/2018

Conexão falha diariamente

Serviço de internet cai com frequência

26/12/2018

Idosa aguarda alimentação

Leitora está com linha de telefone muda

22/12/2018

Água está mais cara, diz leitora

Mais notícias: 1 2 3 4 5 Próximo

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).