Capa | Olá! | Zapping | Nas ruas | Grana | Trabalho | Dicas | Defesa do Cidadão | Editorial | Vencer | Show! | Brasil | Mundo | Máquina | Domingo é Show! |
INSS corta a pensão de dona de casa
Larissa Quintino
do Agora
A dona de casa Aparecida Lina de Jesus, 57 anos, ficou viúva há três anos e teve a pensão por morte cortada um mês depois de começar a receber seu benefício.
"Nós não conseguimos entender por que cortaram, minha mãe precisa muito desse dinheiro", afirma a filha da beneficiária, Simone Lina de Jesus. Ela diz que a mãe passou a receber a pensão em janeiro de 2016.
O primeiro pagamento veio com a grana de janeiro e o atrasado de mais quatro meses, desde a data do pedido da pensão. Logo depois, a segurada recebeu uma correspondência em sua casa, informando sobre o corte.
A família entrou com um recurso na APS (Agência da Previdência Social) de Guaianases (zona leste), mas até o momento não teve nenhum retorno sobre a solicitação. "Só dizem que temos que aguardar", reclama.
Simone conta que sua mãe viveu por 35 anos com seu padrasto e apenas em 2015 se casou no papel. Seis meses depois, o padrasto morreu. "Ela ficou desamparada e precisa desse dinheiro para sobreviver. Ela tem problemas de saúde, como diabetes e outras coisas, e a pensão a ajudaria muito, já que a renda que ela tinha antes era a do marido", afirma.
Resposta
O INSS informou que a pensão por morte de Aparecida Lina de Jesus "foi encerrada por não terem sido comprovados o tempo mínimo de dois anos de casamento ou união estável com o segurado falecido, conforme previsto na lei 13.135/15".
Pela lei, o pagamento da pensão dura quatro meses para casamentos com menos de dois anos.
O advogado Rômulo Saraiva afirma que a segurada pode tentar comprovar os 35 anos que viveu com o companheiro para receber a pensão.
Sobre o recurso, o INSS afirma que a segurada pode acompanhar seu andamento pelo site www.inss.gov.br
Índice
20/03/2019
Leitora reclama de esgoto e mau cheiro
19/03/2019
Leitor espera poda de árvore desde 2016
15/03/2019
Caixa faz cobrança indevida, diz cliente
14/03/2019
Vivo faz cobrança indevida, diz cliente
13/03/2019
Cliente questiona a taxa de cancelamento
12/03/2019
Cano da Sabesp está entupido, diz leitor
08/03/2019
Leitor diz que árvore ameaça a sua casa
07/03/2019
Idoso não recebe remédios há três meses
28/02/2019
Prefeitura nega a remoção de árvore
27/02/2019
Paciente espera por cirurgia desde 2018
26/02/2019
Peugeot pede 50 dias para entregar carro
23/02/2019
Hospital está com máquinas quebradas
22/02/2019
Cliente aguarda a troca de aparelho
21/02/2019
Córrego vira esgoto e traz riscos à população
19/02/2019
Cliente questiona valores de conta
16/02/2019
UBS fica sem caneta para medir glicemia
15/02/2019
Mensagens de ofertas acabam com créditos
14/02/2019
Estudante aguarda vaga em escola
12/02/2019
Mãe tenta devolver brinquedo quebrado
Poda de árvore é solicitada desde 2017
09/02/2019
Galhos em poste preocupam moradora
08/02/2019
Erosão na zona sul preocupa moradores
07/02/2019
Cliente tem a linha de celular cancelada
06/02/2019
Aposentada solicita a retirada de árvore
05/02/2019
Net cobra a mais por serviços, diz cliente
01/02/2019
Leitora cobra troca de equipamentos de TV
31/01/2019
Aposentado cobra recapeamento de rua
30/01/2019
Televisão nova tem falha, diz cliente
29/01/2019
Vivo não instala ponto de televisão
25/01/2019
Paciente está sem remédio controlado
23/01/2019
Net não instala, mas cobra por serviços
22/01/2019
Paciente aguarda por procedimento
19/01/2019
Prédio fica sem sinal de internet após troca
18/01/2019
Cliente não consegue vaga para deficiente
17/01/2019
Cliente reclama de cobertura de seguro
16/01/2019
Consumidor quer a troca de micro-ondas
15/01/2019
CPFL não faz ligação de luz, reclama leitor
12/01/2019
Leitores reclamam de espera em hospital
11/01/2019
Loja entrega rack com peças a menos
10/01/2019
Paciente aguarda há 5 meses por exame
09/01/2019
Cliente reclama de atendimento do Itaú
08/01/2019
Leitor diz que falta água em sua casa
05/01/2019
Idosa tenta consulta com especialista
29/12/2018
Leitora reclama de cobrança do Carrefour
27/12/2018
Serviço de internet cai com frequência
26/12/2018
Leitora está com linha de telefone muda
22/12/2018
eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).