Capa | Olá! | Zapping | Nas ruas | Grana | Trabalho | Dicas | Defesa do Cidadão | Editorial | Vencer | Show! | Brasil | Mundo | Máquina | Domingo é Show! |
Taxista tenta se aposentar há 3 anos
Larissa Quintino
do Agora
O taxista Paulo Lopes, 63 anos, reclama que tenta se aposentar há quase três anos, mas não consegue receber o benefício pois o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) não reconhece todo o tempo de contribuição que ele tem.
O segurado conta que entrou com um pedido de aposentadoria por tempo de contribuição na APS (Agência da Previdência Social) do Glicério, região central da capital, em fevereiro de 2015.
Para chegar aos 35 anos de contribuição, ele pediu a conversão de dois anos e três meses em que trabalhou como servidor da Secretaria de Estado da Educação. Porém, esse período foi negado.
O segurado afirma que recebeu uma convocação do INSS em 2016 para que ele apresentasse novamente a CTC (Certidão de Tempo de Contribuição), necessária para o período trabalhado no funcionalismo ser considerado na aposentadoria do INSS. Mas, mesmo assim, não conseguiu o benefício.
"Hoje eu já tenho 38 anos de contribuição, porque não parei de pagar. Apresentei os documentos e eles simplesmente não reconhecem. Estou tentando na Justiça, mas queria entender porque não fizeram a contagem certa", questiona o leitor.
Resposta
Segurado não cumpriu convocação
Em nota, a assessoria de imprensa do INSS em São Paulo disse que em fevereiro de 2016 convocou o segurado para apresentar a Certidão de Tempo de Contribuição original, emitida pelo Estado de São Paulo. "Isso é necessário para comprovar que o documento e o tempo de contribuição não foram utilizados para a concessão de outro benefício.
Segundo o instituto, como o leitor não cumpriu essa exigência, o INSS não contabilizou o período.
Já o processo judicial foi distribuído em maio de 2017 e aguarda o julgamento, segundo consulta ao sistema do TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região).(LQ)
Índice
20/03/2019
Leitora reclama de esgoto e mau cheiro
19/03/2019
Leitor espera poda de árvore desde 2016
15/03/2019
Caixa faz cobrança indevida, diz cliente
14/03/2019
Vivo faz cobrança indevida, diz cliente
13/03/2019
Cliente questiona a taxa de cancelamento
12/03/2019
Cano da Sabesp está entupido, diz leitor
08/03/2019
Leitor diz que árvore ameaça a sua casa
07/03/2019
Idoso não recebe remédios há três meses
28/02/2019
Prefeitura nega a remoção de árvore
27/02/2019
Paciente espera por cirurgia desde 2018
26/02/2019
Peugeot pede 50 dias para entregar carro
23/02/2019
Hospital está com máquinas quebradas
22/02/2019
Cliente aguarda a troca de aparelho
21/02/2019
Córrego vira esgoto e traz riscos à população
19/02/2019
Cliente questiona valores de conta
16/02/2019
UBS fica sem caneta para medir glicemia
15/02/2019
Mensagens de ofertas acabam com créditos
14/02/2019
Estudante aguarda vaga em escola
12/02/2019
Mãe tenta devolver brinquedo quebrado
Poda de árvore é solicitada desde 2017
09/02/2019
Galhos em poste preocupam moradora
08/02/2019
Erosão na zona sul preocupa moradores
07/02/2019
Cliente tem a linha de celular cancelada
06/02/2019
Aposentada solicita a retirada de árvore
05/02/2019
Net cobra a mais por serviços, diz cliente
01/02/2019
Leitora cobra troca de equipamentos de TV
31/01/2019
Aposentado cobra recapeamento de rua
30/01/2019
Televisão nova tem falha, diz cliente
29/01/2019
Vivo não instala ponto de televisão
25/01/2019
Paciente está sem remédio controlado
23/01/2019
Net não instala, mas cobra por serviços
22/01/2019
Paciente aguarda por procedimento
19/01/2019
Prédio fica sem sinal de internet após troca
18/01/2019
Cliente não consegue vaga para deficiente
17/01/2019
Cliente reclama de cobertura de seguro
16/01/2019
Consumidor quer a troca de micro-ondas
15/01/2019
CPFL não faz ligação de luz, reclama leitor
12/01/2019
Leitores reclamam de espera em hospital
11/01/2019
Loja entrega rack com peças a menos
10/01/2019
Paciente aguarda há 5 meses por exame
09/01/2019
Cliente reclama de atendimento do Itaú
08/01/2019
Leitor diz que falta água em sua casa
05/01/2019
Idosa tenta consulta com especialista
29/12/2018
Leitora reclama de cobrança do Carrefour
27/12/2018
Serviço de internet cai com frequência
26/12/2018
Leitora está com linha de telefone muda
22/12/2018
eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).