Capa | Olá! | Zapping | Nas ruas | Grana | Trabalho | Dicas | Defesa do Cidadão | Editorial | Vencer | Show! | Brasil | Mundo | Máquina | Domingo é Show! |
Espera por concessão já dura 18 meses
Fernanda Brigatti
do Agora
O escrevente Carlos Lourenço, 52 anos, está com grandes dificuldades em conseguir a concessão de sua aposentadoria por tempo de contribuição no INSS.
O primeiro pedido feito por ele foi em junho de 2016 na APS (Agência da Previdência Social) do Brás, região central da capital.
Segundo o relato de Lourenço, a primeira solicitação foi negada porque o INSS não analisou uma certidão de tempo de contribuição do Ipesp (Instituto de Pagamentos Especiais de São Paulo), onde ele trabalhou.
Por esse motivo, ele recorreu à Junta de Recursos da Previdência Social em novembro do mesmo ano. O pedido do segurado foi julgado procedente.
"Em 18 de setembro de 2017, me deram ganho e meu pedido retornou à agência para a realização dos cálculos." Lourenço diz que, inicialmente, não estranhou a demora, por ser "o costume", mas em dezembro foi chamado ao posto para mostrar mais documentos.
Depois disso, ele não conseguiu mais qualquer resposta sobre o pedido de aposentadoria. "Já fui duas vezes na agência e pedem para aguardar. Porém, diante de tanta demora, tenho passado por sérias dificuldades", explica o segurado.
Resposta
O INSS informou, por meio de nota de sua assessoria de imprensa em São Paulo, que a aposentadoria por tempo de contribuição do segurado Carlos Lourenço foi concedida no mês de janeiro deste ano.
Segundo o instituto, em cerca de 20 dias, o leitor receberá uma carta com informações sobre o benefício, o banco em que serão feitos os pagamentos e as datas de depósito.
Como o pedido foi feito em 2016, o segurado terá direito a atrasados, que são os valores que ele estaria recebendo no período. O INSS afirmou que o início do benefício será retroativo a 6 de novembro de 2016.
Índice
20/03/2019
Leitora reclama de esgoto e mau cheiro
19/03/2019
Leitor espera poda de árvore desde 2016
15/03/2019
Caixa faz cobrança indevida, diz cliente
14/03/2019
Vivo faz cobrança indevida, diz cliente
13/03/2019
Cliente questiona a taxa de cancelamento
12/03/2019
Cano da Sabesp está entupido, diz leitor
08/03/2019
Leitor diz que árvore ameaça a sua casa
07/03/2019
Idoso não recebe remédios há três meses
28/02/2019
Prefeitura nega a remoção de árvore
27/02/2019
Paciente espera por cirurgia desde 2018
26/02/2019
Peugeot pede 50 dias para entregar carro
23/02/2019
Hospital está com máquinas quebradas
22/02/2019
Cliente aguarda a troca de aparelho
21/02/2019
Córrego vira esgoto e traz riscos à população
19/02/2019
Cliente questiona valores de conta
16/02/2019
UBS fica sem caneta para medir glicemia
15/02/2019
Mensagens de ofertas acabam com créditos
14/02/2019
Estudante aguarda vaga em escola
12/02/2019
Mãe tenta devolver brinquedo quebrado
Poda de árvore é solicitada desde 2017
09/02/2019
Galhos em poste preocupam moradora
08/02/2019
Erosão na zona sul preocupa moradores
07/02/2019
Cliente tem a linha de celular cancelada
06/02/2019
Aposentada solicita a retirada de árvore
05/02/2019
Net cobra a mais por serviços, diz cliente
01/02/2019
Leitora cobra troca de equipamentos de TV
31/01/2019
Aposentado cobra recapeamento de rua
30/01/2019
Televisão nova tem falha, diz cliente
29/01/2019
Vivo não instala ponto de televisão
25/01/2019
Paciente está sem remédio controlado
23/01/2019
Net não instala, mas cobra por serviços
22/01/2019
Paciente aguarda por procedimento
19/01/2019
Prédio fica sem sinal de internet após troca
18/01/2019
Cliente não consegue vaga para deficiente
17/01/2019
Cliente reclama de cobertura de seguro
16/01/2019
Consumidor quer a troca de micro-ondas
15/01/2019
CPFL não faz ligação de luz, reclama leitor
12/01/2019
Leitores reclamam de espera em hospital
11/01/2019
Loja entrega rack com peças a menos
10/01/2019
Paciente aguarda há 5 meses por exame
09/01/2019
Cliente reclama de atendimento do Itaú
08/01/2019
Leitor diz que falta água em sua casa
05/01/2019
Idosa tenta consulta com especialista
29/12/2018
Leitora reclama de cobrança do Carrefour
27/12/2018
Serviço de internet cai com frequência
26/12/2018
Leitora está com linha de telefone muda
22/12/2018
eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).