Defesa do Cidadão
03/02/2018

Espera por concessão já dura 18 meses

Fernanda Brigatti
do Agora

O escrevente Carlos Lourenço, 52 anos, está com grandes dificuldades em conseguir a concessão de sua aposentadoria por tempo de contribuição no INSS.

O primeiro pedido feito por ele foi em junho de 2016 na APS (Agência da Previdência Social) do Brás, região central da capital.

Segundo o relato de Lourenço, a primeira solicitação foi negada porque o INSS não analisou uma certidão de tempo de contribuição do Ipesp (Instituto de Pagamentos Especiais de São Paulo), onde ele trabalhou.

Por esse motivo, ele recorreu à Junta de Recursos da Previdência Social em novembro do mesmo ano. O pedido do segurado foi julgado procedente.

"Em 18 de setembro de 2017, me deram ganho e meu pedido retornou à agência para a realização dos cálculos." Lourenço diz que, inicialmente, não estranhou a demora, por ser "o costume", mas em dezembro foi chamado ao posto para mostrar mais documentos.

Depois disso, ele não conseguiu mais qualquer resposta sobre o pedido de aposentadoria. "Já fui duas vezes na agência e pedem para aguardar. Porém, diante de tanta demora, tenho passado por sérias dificuldades", explica o segurado.

Resposta

O INSS informou, por meio de nota de sua assessoria de imprensa em São Paulo, que a aposentadoria por tempo de contribuição do segurado Carlos Lourenço foi concedida no mês de janeiro deste ano.

Segundo o instituto, em cerca de 20 dias, o leitor receberá uma carta com informações sobre o benefício, o banco em que serão feitos os pagamentos e as datas de depósito.

Como o pedido foi feito em 2016, o segurado terá direito a atrasados, que são os valores que ele estaria recebendo no período. O INSS afirmou que o início do benefício será retroativo a 6 de novembro de 2016.

Índice

PUBLICIDADE

20/03/2019

Leitora reclama de esgoto e mau cheiro

19/03/2019

Leitor espera poda de árvore desde 2016

15/03/2019

Caixa faz cobrança indevida, diz cliente

14/03/2019

Vivo faz cobrança indevida, diz cliente

13/03/2019

Cliente questiona a taxa de cancelamento

12/03/2019

Cano da Sabesp está entupido, diz leitor

08/03/2019

Leitor diz que árvore ameaça a sua casa

07/03/2019

Idoso não recebe remédios há três meses

28/02/2019

Prefeitura nega a remoção de árvore

27/02/2019

Paciente espera por cirurgia desde 2018

26/02/2019

Peugeot pede 50 dias para entregar carro

23/02/2019

Hospital está com máquinas quebradas

22/02/2019

Cliente aguarda a troca de aparelho

21/02/2019

Córrego vira esgoto e traz riscos à população

19/02/2019

Cliente questiona valores de conta

16/02/2019

UBS fica sem caneta para medir glicemia

15/02/2019

Mensagens de ofertas acabam com créditos

14/02/2019

Estudante aguarda vaga em escola

12/02/2019

Mãe tenta devolver brinquedo quebrado

Poda de árvore é solicitada desde 2017

09/02/2019

Galhos em poste preocupam moradora

08/02/2019

Erosão na zona sul preocupa moradores

07/02/2019

Cliente tem a linha de celular cancelada

06/02/2019

Aposentada solicita a retirada de árvore

05/02/2019

Net cobra a mais por serviços, diz cliente

01/02/2019

Leitora cobra troca de equipamentos de TV

31/01/2019

Aposentado cobra recapeamento de rua

30/01/2019

Televisão nova tem falha, diz cliente

29/01/2019

Vivo não instala ponto de televisão

25/01/2019

Paciente está sem remédio controlado

23/01/2019

Net não instala, mas cobra por serviços

22/01/2019

Paciente aguarda por procedimento

19/01/2019

Prédio fica sem sinal de internet após troca

18/01/2019

Cliente não consegue vaga para deficiente

17/01/2019

Cliente reclama de cobertura de seguro

16/01/2019

Consumidor quer a troca de micro-ondas

15/01/2019

CPFL não faz ligação de luz, reclama leitor

12/01/2019

Leitores reclamam de espera em hospital

11/01/2019

Loja entrega rack com peças a menos

10/01/2019

Paciente aguarda há 5 meses por exame

09/01/2019

Cliente reclama de atendimento do Itaú

08/01/2019

Leitor diz que falta água em sua casa

05/01/2019

Idosa tenta consulta com especialista

29/12/2018

Cliente quer devolver compra

Leitora reclama de cobrança do Carrefour

27/12/2018

Conexão falha diariamente

Serviço de internet cai com frequência

26/12/2018

Idosa aguarda alimentação

Leitora está com linha de telefone muda

22/12/2018

Água está mais cara, diz leitora

Mais notícias: 1 2 3 4 5 Próximo

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).