Defesa do Cidadão
05/11/2017

Segurada quer incluir 5 anos de trabalho

Larissa Quintino
do Agora

A assistente financeira Silvia Gomes dos Santos Xavier, 49 anos, entrou com um pedido de aposentadoria no INSS para tentar regularizar um período de cinco anos em que trabalhou sem o registro na carteira de trabalho.

A segurada diz que teve o direito reconhecido pela Justiça do Trabalho e, como o INSS não faz mais agendamento para atualização do Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais), ela pediu a aposentadoria na tentativa de incluir o tempo de contribuição no cadastro.

Segundo ela, o INSS não contou os anos sem registro, mesmo com as provas.

A segurada espera a inclusão desse tempo para conseguir se aposentar futuramente. Silvia afirma que, quando pediu demissão da empresa, entrou com um processo trabalhista reivindicando o reconhecimento do tempo trabalhado. Na ação, a empresa pagou os cinco anos atrasados e fez o registro do período reivindicado em carteira.

"Entrei com o pedido de aposentadoria só para regularizar isso. Comprovei com cópias autenticadas do processo e o INSS não reconheceu. No processo apresentado, estão as guias de recolhimento previdenciário da empresa", afirma ela.

Resposta
INSS alega que não há comprovação
A assessoria de imprensa do INSS informou em nota que o pedido de aposentadoria de Silvia Gomes dos Santos Xavier foi indeferido no dia 6 de julho deste ano.

Segundo o instituto, diferente do que a segurada informa, no processo trabalhista apresentado como prova para aumentar o tempo de contribuição, "não há documentos comprovando o tempo de serviço no período de 2000 a 2006", por isso o período não foi contabilizado no cadastro do INSS.

A segurada pode entrar com um recurso administrativo no próprio órgão ou, novamente, procurar a Justiça para tentar regularizar suas contribuições.

Índice

PUBLICIDADE

20/03/2019

Leitora reclama de esgoto e mau cheiro

19/03/2019

Leitor espera poda de árvore desde 2016

15/03/2019

Caixa faz cobrança indevida, diz cliente

14/03/2019

Vivo faz cobrança indevida, diz cliente

13/03/2019

Cliente questiona a taxa de cancelamento

12/03/2019

Cano da Sabesp está entupido, diz leitor

08/03/2019

Leitor diz que árvore ameaça a sua casa

07/03/2019

Idoso não recebe remédios há três meses

28/02/2019

Prefeitura nega a remoção de árvore

27/02/2019

Paciente espera por cirurgia desde 2018

26/02/2019

Peugeot pede 50 dias para entregar carro

23/02/2019

Hospital está com máquinas quebradas

22/02/2019

Cliente aguarda a troca de aparelho

21/02/2019

Córrego vira esgoto e traz riscos à população

19/02/2019

Cliente questiona valores de conta

16/02/2019

UBS fica sem caneta para medir glicemia

15/02/2019

Mensagens de ofertas acabam com créditos

14/02/2019

Estudante aguarda vaga em escola

12/02/2019

Mãe tenta devolver brinquedo quebrado

Poda de árvore é solicitada desde 2017

09/02/2019

Galhos em poste preocupam moradora

08/02/2019

Erosão na zona sul preocupa moradores

07/02/2019

Cliente tem a linha de celular cancelada

06/02/2019

Aposentada solicita a retirada de árvore

05/02/2019

Net cobra a mais por serviços, diz cliente

01/02/2019

Leitora cobra troca de equipamentos de TV

31/01/2019

Aposentado cobra recapeamento de rua

30/01/2019

Televisão nova tem falha, diz cliente

29/01/2019

Vivo não instala ponto de televisão

25/01/2019

Paciente está sem remédio controlado

23/01/2019

Net não instala, mas cobra por serviços

22/01/2019

Paciente aguarda por procedimento

19/01/2019

Prédio fica sem sinal de internet após troca

18/01/2019

Cliente não consegue vaga para deficiente

17/01/2019

Cliente reclama de cobertura de seguro

16/01/2019

Consumidor quer a troca de micro-ondas

15/01/2019

CPFL não faz ligação de luz, reclama leitor

12/01/2019

Leitores reclamam de espera em hospital

11/01/2019

Loja entrega rack com peças a menos

10/01/2019

Paciente aguarda há 5 meses por exame

09/01/2019

Cliente reclama de atendimento do Itaú

08/01/2019

Leitor diz que falta água em sua casa

05/01/2019

Idosa tenta consulta com especialista

29/12/2018

Cliente quer devolver compra

Leitora reclama de cobrança do Carrefour

27/12/2018

Conexão falha diariamente

Serviço de internet cai com frequência

26/12/2018

Idosa aguarda alimentação

Leitora está com linha de telefone muda

22/12/2018

Água está mais cara, diz leitora

Mais notícias: 1 2 3 4 5 Próximo

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).