Capa | Olá! | Zapping | Nas ruas | Grana | Trabalho | Dicas | Defesa do Cidadão | Editorial | Vencer | Show! | Brasil | Mundo | Máquina | Domingo é Show! |
Consultora espera a aposentadoria
Leda Antunes
do Agora
A consultora comercial Marta Holanda Barbosa, 51 anos, tenta se aposentar desde 2015, mas não consegue liberar o benefício no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Na primeira tentativa, o instituto não reconheceu diversas contribuições que ela havia feito por carnê. Na época, ela foi informada de que faltavam quatro meses para completar os 30 anos de contribuição necessários para garantir a aposentadoria.
No segundo pedido, feito em outubro do ano passado, o benefício foi novamente negado. Dessa vez, o argumento era que a empresa onde ela trabalhou durante seis meses com carteira assinada em 2016 não havia pagado o INSS e, por isso, ela não tinha completado o tempo de contribuição.
"Trabalhei vários anos como autônoma e contribuía por carnê mas, no ano passado, tive esse contrato CLT e o INSS não reconheceu porque a empresa não pagou.
Em abril, a segurada entrou com recurso contra a decisão. Ela procurou o ex-patrão para que ele fizesse os pagamentos. Segundo a leitora, a dívida foi acertada, mas as contribuições ainda não aparecem no Cnis (cadastro do órgão). "Fui orientada a fazer um novo pedido de aposentadoria, mas temo perder os atrasados", queixa-se a leitora.
Resposta
O INSS informa que o pedido de aposentadoria da leitora foi negado em abril. Marta entrou com recurso contra a decisão, mas o órgão manteve a resposta negativa após fiscalização na empresa.
O processo foi encaminhado para a 14ª Junta de Recursos da Previdência Social, onde será julgado.
Marta será informada da decisão por carta e poderá acompanhar o andamento da ação em www.previdencia.gov.br . Além disso, poderá agendar novo pedido de aposentadoria. Se o benefício for concedido e, posteriormente, o recurso for julgado favorável a ela, a segurada poderá escolher o mais vantajoso.
Índice
20/03/2019
Leitora reclama de esgoto e mau cheiro
19/03/2019
Leitor espera poda de árvore desde 2016
15/03/2019
Caixa faz cobrança indevida, diz cliente
14/03/2019
Vivo faz cobrança indevida, diz cliente
13/03/2019
Cliente questiona a taxa de cancelamento
12/03/2019
Cano da Sabesp está entupido, diz leitor
08/03/2019
Leitor diz que árvore ameaça a sua casa
07/03/2019
Idoso não recebe remédios há três meses
28/02/2019
Prefeitura nega a remoção de árvore
27/02/2019
Paciente espera por cirurgia desde 2018
26/02/2019
Peugeot pede 50 dias para entregar carro
23/02/2019
Hospital está com máquinas quebradas
22/02/2019
Cliente aguarda a troca de aparelho
21/02/2019
Córrego vira esgoto e traz riscos à população
19/02/2019
Cliente questiona valores de conta
16/02/2019
UBS fica sem caneta para medir glicemia
15/02/2019
Mensagens de ofertas acabam com créditos
14/02/2019
Estudante aguarda vaga em escola
12/02/2019
Mãe tenta devolver brinquedo quebrado
Poda de árvore é solicitada desde 2017
09/02/2019
Galhos em poste preocupam moradora
08/02/2019
Erosão na zona sul preocupa moradores
07/02/2019
Cliente tem a linha de celular cancelada
06/02/2019
Aposentada solicita a retirada de árvore
05/02/2019
Net cobra a mais por serviços, diz cliente
01/02/2019
Leitora cobra troca de equipamentos de TV
31/01/2019
Aposentado cobra recapeamento de rua
30/01/2019
Televisão nova tem falha, diz cliente
29/01/2019
Vivo não instala ponto de televisão
25/01/2019
Paciente está sem remédio controlado
23/01/2019
Net não instala, mas cobra por serviços
22/01/2019
Paciente aguarda por procedimento
19/01/2019
Prédio fica sem sinal de internet após troca
18/01/2019
Cliente não consegue vaga para deficiente
17/01/2019
Cliente reclama de cobertura de seguro
16/01/2019
Consumidor quer a troca de micro-ondas
15/01/2019
CPFL não faz ligação de luz, reclama leitor
12/01/2019
Leitores reclamam de espera em hospital
11/01/2019
Loja entrega rack com peças a menos
10/01/2019
Paciente aguarda há 5 meses por exame
09/01/2019
Cliente reclama de atendimento do Itaú
08/01/2019
Leitor diz que falta água em sua casa
05/01/2019
Idosa tenta consulta com especialista
29/12/2018
Leitora reclama de cobrança do Carrefour
27/12/2018
Serviço de internet cai com frequência
26/12/2018
Leitora está com linha de telefone muda
22/12/2018
eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).