Capa | Olá! | Zapping | Nas ruas | Grana | Trabalho | Dicas | Defesa do Cidadão | Editorial | Vencer | Show! | Brasil | Mundo | Máquina | Domingo é Show! |
Bancário espera certidão do Estado
Leda Antunes
do Agora
O bancário Lindomar Alves de Oliveira, 50 anos, pediu o documento no ano passado, para estar pronto para se aposentar pelo INSS em junho deste ano
O bancário Lindomar Alves de Oliveira, 50 anos, conta que espera, desde agosto do ano passado, a emissão de um documento que comprova os anos em que trabalhou como professor na rede estadual de ensino para poder pedir a aposentadoria ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Oliveira trabalhou dois anos no Estado de São Paulo e depois foi contratado por um banco privado, onde atua há quase 33 anos. Ele precisa comprovar o período como servidor para ter 35 anos de recolhimentos e se aposentar por tempo de contribuição no INSS em junho.
Para estar pronto para fazer o pedido em junho, em agosto de 2016 ele pediu a certidão do tempo de contribuição como servidor público na diretoria de ensino responsável. O órgão faz o comprovante e envia para a homologação na SPPrev (São Paulo Previdência). Depois, o documento volta para a diretoria de ensino e é entregue ao ex-servidor.
"O documento ainda nem foi enviado para a SPPrev, me disseram que isso pode demorar mais um ano", conta o leitor. Ele reclama que essa demora pode prejudicar e muito a sua vida. "Tenho estabilidade de emprego até junho, pois é quando completo as condições para me aposentar, mas sem o documento não vou conseguir e posso ser demitido", diz.
Ao Agora, a SPPrev informou que a certidão de tempo de contribuição do leitor foi recebida no dia 13 de janeiro e será analisada obedecendo a fila. Após a análise, ela será devolvida ao órgão de origem, que deve entregá-la a Oliveira. A SPPrev não forneceu, entretanto, um prazo para a entrega.
- Leia esta reportagem completa na edição impressa do Agora, nas bancas nesta segunda, 13 de fevereiro, nas bancas
Índice
20/03/2019
Leitora reclama de esgoto e mau cheiro
19/03/2019
Leitor espera poda de árvore desde 2016
15/03/2019
Caixa faz cobrança indevida, diz cliente
14/03/2019
Vivo faz cobrança indevida, diz cliente
13/03/2019
Cliente questiona a taxa de cancelamento
12/03/2019
Cano da Sabesp está entupido, diz leitor
08/03/2019
Leitor diz que árvore ameaça a sua casa
07/03/2019
Idoso não recebe remédios há três meses
28/02/2019
Prefeitura nega a remoção de árvore
27/02/2019
Paciente espera por cirurgia desde 2018
26/02/2019
Peugeot pede 50 dias para entregar carro
23/02/2019
Hospital está com máquinas quebradas
22/02/2019
Cliente aguarda a troca de aparelho
21/02/2019
Córrego vira esgoto e traz riscos à população
19/02/2019
Cliente questiona valores de conta
16/02/2019
UBS fica sem caneta para medir glicemia
15/02/2019
Mensagens de ofertas acabam com créditos
14/02/2019
Estudante aguarda vaga em escola
12/02/2019
Mãe tenta devolver brinquedo quebrado
Poda de árvore é solicitada desde 2017
09/02/2019
Galhos em poste preocupam moradora
08/02/2019
Erosão na zona sul preocupa moradores
07/02/2019
Cliente tem a linha de celular cancelada
06/02/2019
Aposentada solicita a retirada de árvore
05/02/2019
Net cobra a mais por serviços, diz cliente
01/02/2019
Leitora cobra troca de equipamentos de TV
31/01/2019
Aposentado cobra recapeamento de rua
30/01/2019
Televisão nova tem falha, diz cliente
29/01/2019
Vivo não instala ponto de televisão
25/01/2019
Paciente está sem remédio controlado
23/01/2019
Net não instala, mas cobra por serviços
22/01/2019
Paciente aguarda por procedimento
19/01/2019
Prédio fica sem sinal de internet após troca
18/01/2019
Cliente não consegue vaga para deficiente
17/01/2019
Cliente reclama de cobertura de seguro
16/01/2019
Consumidor quer a troca de micro-ondas
15/01/2019
CPFL não faz ligação de luz, reclama leitor
12/01/2019
Leitores reclamam de espera em hospital
11/01/2019
Loja entrega rack com peças a menos
10/01/2019
Paciente aguarda há 5 meses por exame
09/01/2019
Cliente reclama de atendimento do Itaú
08/01/2019
Leitor diz que falta água em sua casa
05/01/2019
Idosa tenta consulta com especialista
29/12/2018
Leitora reclama de cobrança do Carrefour
27/12/2018
Serviço de internet cai com frequência
26/12/2018
Leitora está com linha de telefone muda
22/12/2018
eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).