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Autônoma precisa do auxílio-doença
Clayton Castelani
do Agora
A comerciante autônoma Camila Soares, 28 anos, diz que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) negou seu pedido de auxílio-doença porque ela recebe R$ 102 do Bolsa Família.
Camila afirma ter depressão e, devido aos efeitos da medicação, não consegue trabalhar. Desde setembro do ano passado, ela tenta receber o benefício.
A leitora diz que, no início deste mês, o INSS informou que a perícia do órgão confirmou o problema de saúde. Porém, o auxílio foi negado. "Disseram-me que é por causa do Bolsa Família.
A advogada Adriane Bramante, vice-presidente do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário), diz que benefícios assistenciais, como o Bolsa Família, não retiram o direito de o segurado receber o auxílio.
Resposta
O INSS informou que, neste caso, o auxílio foi negado não porque ela recebe ajuda do governo federal, mas por perda da qualidade de segurada (o que pode ocorrer quando o trabalhador fica sem contribuir).
Segundo o INSS, isso ocorreu porque ela pediu o benefício dois anos e cinco meses após sua última contribuição, quando já não tinha mais os direitos de um segurado da Previdência. O pedido de auxílio só poderia ter sido aceito se tivesse sido protocolado até um ano e dois meses após a última contribuição.
A leitora poderá contestar essa decisão com um recurso dirigido ao Conselho de Recursos da Previdência Social. Esse pedido deve ser feito até 30 dias após a notificação do indeferimento, na agência do INSS.
Índice
20/03/2019
Leitora reclama de esgoto e mau cheiro
19/03/2019
Leitor espera poda de árvore desde 2016
15/03/2019
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14/03/2019
Vivo faz cobrança indevida, diz cliente
13/03/2019
Cliente questiona a taxa de cancelamento
12/03/2019
Cano da Sabesp está entupido, diz leitor
08/03/2019
Leitor diz que árvore ameaça a sua casa
07/03/2019
Idoso não recebe remédios há três meses
28/02/2019
Prefeitura nega a remoção de árvore
27/02/2019
Paciente espera por cirurgia desde 2018
26/02/2019
Peugeot pede 50 dias para entregar carro
23/02/2019
Hospital está com máquinas quebradas
22/02/2019
Cliente aguarda a troca de aparelho
21/02/2019
Córrego vira esgoto e traz riscos à população
19/02/2019
Cliente questiona valores de conta
16/02/2019
UBS fica sem caneta para medir glicemia
15/02/2019
Mensagens de ofertas acabam com créditos
14/02/2019
Estudante aguarda vaga em escola
12/02/2019
Mãe tenta devolver brinquedo quebrado
Poda de árvore é solicitada desde 2017
09/02/2019
Galhos em poste preocupam moradora
08/02/2019
Erosão na zona sul preocupa moradores
07/02/2019
Cliente tem a linha de celular cancelada
06/02/2019
Aposentada solicita a retirada de árvore
05/02/2019
Net cobra a mais por serviços, diz cliente
01/02/2019
Leitora cobra troca de equipamentos de TV
31/01/2019
Aposentado cobra recapeamento de rua
30/01/2019
Televisão nova tem falha, diz cliente
29/01/2019
Vivo não instala ponto de televisão
25/01/2019
Paciente está sem remédio controlado
23/01/2019
Net não instala, mas cobra por serviços
22/01/2019
Paciente aguarda por procedimento
19/01/2019
Prédio fica sem sinal de internet após troca
18/01/2019
Cliente não consegue vaga para deficiente
17/01/2019
Cliente reclama de cobertura de seguro
16/01/2019
Consumidor quer a troca de micro-ondas
15/01/2019
CPFL não faz ligação de luz, reclama leitor
12/01/2019
Leitores reclamam de espera em hospital
11/01/2019
Loja entrega rack com peças a menos
10/01/2019
Paciente aguarda há 5 meses por exame
09/01/2019
Cliente reclama de atendimento do Itaú
08/01/2019
Leitor diz que falta água em sua casa
05/01/2019
Idosa tenta consulta com especialista
29/12/2018
Leitora reclama de cobrança do Carrefour
27/12/2018
Serviço de internet cai com frequência
26/12/2018
Leitora está com linha de telefone muda
22/12/2018
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